Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Como o filho de Joe Biden colocou a candidatura do próprio pai em risco

Envolvido em uma polêmica internacional, Hunter Biden foi citado até mesmo em teorias sobre a eleição presidencial de 2016

Pamela Malva Publicado em 07/11/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Hunter Biden em evento oficial - Divulgação/Youtube
Fotografia de Hunter Biden em evento oficial - Divulgação/Youtube

Já faz anos que Rudy Giuliani, o ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal de Donald Trump, tenta encontrar esquemas de corrupção orquestrados pelos Biden. Tais acusações inclusive, são a maior carta usada pelos republicanos nas eleições.

Com a corrida presidencial de 2020 indo de vento em popa, a campanha eleitoral de Trump tenta fazer com que Joe Bidenpareça um péssimo candidato. E, para isso, seus assessores e fiéis escudeiros buscam todo tipo de polêmica sobre o democrata.

Uma delas, a mais expressiva, diz respeito ao filho do candidato, HunterBiden. Formado em advocacia, o herdeiro de Joe já esteve envolvido em uma grande polêmica que, hoje, é usada pelos republicanos em diversas campanhas.

Fotografia de Joe Biden em campanha para as eleições de 2020 / Crédito: Divulgação

Mensagens interceptadas

Tudo começou com um suposto e-mail que Hunter teria recebido de Vadym Pozharskyi, o assessor da Burisma, uma das maiores companhias de gás natural da Ucrânia. Na correspondência, o advogado teria marcado um encontro com o ucraniano, em 2015.

Acontece que, naquela época, Joe Bidenainda era vice-presidente dos Estados Unidos. Nesse caso, se ele ou o filho realmente se encontrassem com Pozharskyi, a reunião seria vista como uma tentativa de interferência ucraniana na política norte-americana.

Na visão dos republicanos, então, essa é uma peça importante no tabuleiro da eleição, que poderia fazer com que a reputação de Biden mudasse completamente. As provas necessárias para comprovar o encontro, no entanto, nunca foram descobertas.

Hunter Biden durante entrevista / Crédito: Divulgação/Youtube

Cartas na manga

Atualmente, em meio à corrida presidencial dos EUA, a campanha de Biden disse ter revisado cada passo do ex-vice-presidente em 2015. Em nota, os responsáveis pelo atual candidato democrata afirmaram que não existe qualquer indício do encontro.

As reviravoltas, entretanto, não convenceram Rudy Giuliani. Para o advogado, existiu, com toda certeza, uma interferência por parte dos Biden nas eleições de 2016. Nesse sentido, ele acredita que a Ucrânia manipulou os votos da corrida presidencial a fim de favorecer Hillary Clinton, a candidata democrata na época.

Além disso, o fato de Hunter ter trabalhado como conselheiro da Burisma até abril do ano passado também não facilitou em nada a vida de Joe Biden. Segundo a própria Casa Branca, no entanto, não havia qualquer conflito de interesses.

Em outubro de 2019, inclusive, o próprio Hunter admitiu que, apesar de não ter feito nada de errado, seu trabalho na Ucrânia foi “um erro de avaliação”. Ainda assim, isso não impede que, com certa frequência, os republicanos tentem usar essa teoria — que beira a conspiração — para tentar invalidar Joe Biden nas eleições de 2020.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Revelando Trump: A história de ambição, ego e poder do empresário que virou presidente, de Michael Kranish e Marc Fisher (2017) - https://amzn.to/2JvVXvH

Promessa de Pai: Um Ano de Sofrimento, Esperança e Determinação, de Joe Biden (2020) - https://amzn.to/3mUW6XU

A arte da negociação, de Donald J.Trump (2017) - https://amzn.to/2JASzjo

Joe Biden: The Life, the Run, and What Matters Now (Edição Inglês), de Evan Osnos (2020) - https://amzn.to/38cOTyu

Where the Light Enters: Building a Family, Discovering Myself (Edição Inglês), de Jill Biden (2019) - https://amzn.to/38cPq3s

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W