Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Como surgiu o famoso meme do Homem-Aranha?

Descubra de onde veio a icônica imagem em que dois homens-aranhas apontam um para o outro

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/12/2021, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem que tem sido compartilhada nas redes com legendas engraçadas há anos - Divulgação/ DC
Imagem que tem sido compartilhada nas redes com legendas engraçadas há anos - Divulgação/ DC

O aguardado filme "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" chegará aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 16, para a felicidade dos fãs da Marvel e de públicos que apreciam histórias de super-heróis em geral. 

A última produção centrada no personagem em que ele é estrelado por Tom Hollandfoi lançada em 2019, de antes da pandemia, tornando o retorno ainda mais animador. 

Montagem mostrando personagens do filme / Crédito: Divulgação/ Sony Pictures Entertainment

Um diferencial interessante dessa do super-herói soltador de teia aos telões, inclusive, é que Tobey Maguire eAndrew Garfield, os atores que viveram Peter Parker em outras versões da franquia lançadas nos últimos anos, também aparecerão no longa-metragem. 

Essa reunião de Homens-Aranha acabou lembrando a internet do famoso meme em que o herói aponta para um clone de si mesmo. Existem inclusive boatos de que o longa irá recrear a criativa imagem. Dessa vez, contudo, existirão três clones, e não apenas dois. 

O meme em si foi compartilhado centenas de vezes com diferentes legendas divertidas através das redes sociais ao longo dos anos, de forma que é difícil que alguém não o conheça a esse ponto. 

A brincadeira feita pelo novo filme da Marvel fez sucesso imediato entre os internautas por conta de sua referência. O melhor de tudo é que o momento se encaixou perfeitamente no enredo, que brinca com a ideia de existirem universos paralelos.

Montagem que imagina como seria a cena durante o filme / Crédito: Divulgação

Porém, qual o contexto da cena original? Haviam também, nesse caso, Homens-Aranhas de dimensões diferentes se conhecendo?

Origem

De acordo com informações repercutidas por uma matéria do ano passado do site ScreenRant, a origem do já bem conhecido meme é um episódio do primeiríssimo seriado animado protagonizado por Parker

Chamada simplesmente de "Homem-Aranha", a produção foi ao ar em 1967, sendo exibida pelo canal norte-americano ABC durante suas primeiras duas temporadas. 

A famosa cena que originou o meme, por sua vez, aparece durante o episódio 19, que é nomeado de "Dupla Identidade". Nele, um ladrão de peças de arte chamado Charles Cameo. O homem costumava ser um ator, e, após começar a atividade criminal, se disfarça usando a mesma roupa do super-herói. 

Suas enganações continuam até o momento em que ele topa com o verdadeiro Peter Parker. Durante o encontro inusitado, o mocinho aponta para o outro, tentando avisar as pessoas ao redor de que ele é o verdadeiro, e o homem à sua frente é o impostor. Para seu azar, Charles imita seu comportamento. 

A farsa, porém, chega ao fim depois que os dois entram em uma briga, que é facilmente vencida pelo genuíno Homem-Aranha. Assim, Cameo é desmascarado e o episódio termina. 

Ainda de acordo com o veículo, a imagem se tornou popular na internet por volta de 2011. Ela costuma ser usada no contexto de pessoas que estão acusando uma à outra, ainda que, de forma irônica, tenham características semelhantes. 

Confira abaixo o trailer do filme "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa":