Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Como um vídeo no TikTok resultou na detenção de 149 pessoas em uma festa

Sem motivação política, um vídeo viral foi capaz de causar uma rebelião de jovens na Califórnia, EUA

Wallacy Ferrari Publicado em 29/05/2021, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de tumulto causado após convite de TikTok - Divulgação / YouTube / tiktoktrends
Montagem de tumulto causado após convite de TikTok - Divulgação / YouTube / tiktoktrends

O TikTok é uma rede social de criações rápidas em vídeo, sempre em curtas durações. Dessa maneira, possibilita a padronização de publicações em conteúdos dinâmicos e, conforme seu uso é feito, um carrossel de novos vídeos é apresentado ao usuário. Por outro lado, o criador de conteúdo na rede social pode fidelizar seu público — seja pela criatividade ou constância.

No caso do usuário 'adrian.lopes517', tal destaque foi obtido com uma brincadeira que se tornou caso de polícia; em um vídeo feito como uma brincadeira para os seguidores, Adrian pede para que pessoas apareçam em Huntington Beach, no estado da Califórnia, EUA, para comemorarem seu aniversário de 17 anos.

A peça, no entanto, se tornou um viral ao longo da semana de publicação, angariando mais de 203 milhões de citações com as palavras-chave “Adrian’s Kickback”.

Se não bastasse o convite de aniversário se tornando famoso, o rapaz não esperava que a brincadeira realmente tomasse proporções equivalentes no evento físico, como explicou a emissora norte-americana NBC News.

Turma do Adrian

Na noite de sábado, 22 de maio, uma aglomeração — em meio a uma pandemia mundial causada pela covid-19 — formava-se na praia indicada, com uma estimativa da polícia de que cerca 2,5 mil pessoas apareceram no local com rojões, bebidas alcoólicas e, principalmente, muito tumulto, com barulho e aparelhos de som.

Tal movimentação surpreendeu a polícia local, que não contava com o patrulhamento necessário para proporcionar segurança ao evento surpresa, como reiterou a NBC Los Angeles, apontando que havia aproximadamente 150 agentes disponíveis no início daquela noite.

Dessa maneira, a polícia especificou, via Twitter, que o uso de drogas, álcool e fogos era proibido e que o evento só poderia durar até às 22h, quando a praia fechava.

Mesmo assim, a multidão não dispersou ou acatou a solicitação de uso, obrigando as autoridades a articularem um toque de recolher emergencial a partir das 23h30 até 5h30 do dia seguinte, iniciando uma verdadeira batalha campal entre jovens e militares à beira mar.

Rebelião por festa

Curiosamente, prevendo a multidão que o notificava, Adrian tentou transferir o evento na região, chegando a cobrar US$ 40 (cerca de R$ 210) por ingresso para tentar afastar o público, como informou o The New York Times. Apesar disso, a justificativa não colou, iniciando o tumulto de milhares de jovens.

Para apartar a confusão, a polícia teve de chamar reforços de localidades próximas, contando com helicóptero para anunciar a dispersão. Em meio a recusa, iniciaram uma operação, disparando tiros de paintball contra os participantes — que registraram a correria e explosões em diversos vídeos via YouTube e, principalmente, TikTok.

Usando a força, a multidão se espalhou pela cidade em atos de vandalismo, resultando na prisão de 121 adultos e detenção de 28 jovens durante o período, como afirmou a porta-voz da polícia Jennifer Carey à NBC.

Pela opção de usar tiros de tinta, não houve feridos graves — mas, com certeza, Adrian pensará duas vezes antes de convidar qualquer um para sua festa.


+Saiba mais sobre histórias bizarras através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bizarre World (Edição em Inglês), de E. Reid Ross (2019) - https://amzn.to/3l7L9Bt

Os Ladrões Mais Idiotas do Mundo, de Simon Vigar (2008) - https://amzn.to/3cPQ2wj

30 histórias insólitas que fizeram a medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/3cUfh0d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W