Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

Confira as 10 descobertas arqueológicas mais impressionantes da semana

Igreja bizantina encontrada por habitantes de vila israelense, navios naufragados, sarcófagos intactos e muito mais acontecidos impressionantes foram noticiados nessa semana; confira!

Ingredi Brunato Publicado em 11/09/2020, às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto encontrado no Castelo de Çavuştepe, Turquia. - Divulgação/AA Photo
Esqueleto encontrado no Castelo de Çavuştepe, Turquia. - Divulgação/AA Photo

1. Navio alemão encontrado no fundo do mar na Noruega

Crédito: Divulgação 

O navio de guerra, que tinha uma suástica registrada na lateral, havia afundado na Segunda Guerra Mundial, há 80 anos. Ele foi encontrado com o uso de tecnologias sonares. Os tripulantes foram capazes de escapar do naufrágio quando o pior aconteceu. 

Leia a matéria completa aqui.


2. Joias encontradas em túmulo centenário na Coreia do Sul

Crédito: Divulgação 

Dentro do túmulo de 1500 anos, havia um diadema de bronze, brincos de ouro, pulseiras e anéis de prata. De acordo com pesquisas iniciais, os restos da pessoa enterrada indicavam uma alta posição social, por conta do valor dos acessórios com os quais ela foi sepultada. O diadema possuía também inscrições curiosas.

Leia a matéria completa aqui.


3. Cabra mumificada de 400 anos

Crédito: Divulgação 

O animal foi encontrado acidentalmente por um alpinista, na Itália. Pelo fato da cabra ainda possuir seu DNA intacto, ela pode ser usada para que os cientistas avaliem de que forma seus experimentos podem alterar o código genético do animal, um conhecimento útil para pesquisas futuras, em múmias com muito menos genoma disponível para testes. 

Leia a matéria completa aqui.


4. Sarcófagos de 2,5 mil anos intactos no Egito

Crédito: Divulgação 

Os 13 sarcófagos encontrados estavam ainda perfeitamente selados, e surpreenderam os arqueólogos pelo seu alto grau de preservação. Eles foram retirados de uma cova com 11 metros de profundidade. Os pesquisadores concluíram que os artefatos ficaram livres de intervenções humanas desde que foram enterrados. 

Leia a matéria completa aqui. 


5. Encontrado naufrágio de um dos primeiros barcos a vapor dos EUA

Crédito: Divulgação 

A descoberta foi feita no Lago Champlain, que fica na fronteira entre Nova York e Vermont. Segundo análise de especialistas, poderia se tratar do Steamboat Phoenix, um navio a vapor que naufragou há 200 anos, após ter sido alvo de um incêndio. Os restos encontrados têm grande valor histórico por serem um registro de como as embarcações da época funcionavam. 

Leia a matéria completa aqui.


6. Espada viking de 1,1 mil anos traz revelações sobre guerreiro

Crédito: Divulgação 

O artefato foi enterrado do lado esquerdo do corpo de seu dono, do lado contrário do que é habitual. Para os pesquisadores, isso significa que este guerreiro era canhoto, o que também o tornaria um dos primeiros indivíduos canhotos que se tem registro daquele período. 

Leia a matéria completa aqui.


7. Esqueleto de urartiana do século 9 a.C é encontrado em castelo turco

Crédito: Divulgação 

Mulher estaria usando diversas joias em sua sepultura, indicando sua riqueza em vida, de forma que os arqueólogos especularam que ela era uma nobre do Reino de Urartu, que governou a região. Ela usava pulseiras em ambos os pulsos, um anel de bronze na mão esquerda, um par de brincos, entre outros adornos. 

Leia a matéria completa aqui.


8. Embarcação do século 17 encontrada no Mar Báltico

Crédito: Divulgação

O navio do Império Holandês foi descoberto ainda intacto, e segundo indicam pesquisadores, teria sido uma peça importante na exploração de outros continentes por parte dos holandeses da época. O fato da embarcação apresentar apenas danos leves deixou os especialistas em dúvida em relação ao motivo do naufrágio. 

Leia a matéria completa aqui.


9. Jogo de tabuleiro viking que foi leiloado em Londres

Crédito: Divulgação 

As peças do jogo, que é semelhante ao xadrez, foram encontradas por um mineiro aposentado usando um detector de metais. Ele não sabia o que tinha em mãos, pensando que se tratavam de pesos de chumbo. Foi o especialista do leilão que identificou a raridade dos artefatos vikings, de forma que o jogo acabou tendo seu valor inicial fixado em mil euros. 

Leia a matéria completa aqui.


10. Habitantes de vila israelense encontram uma Igreja Bizantina após terem realizado uma escavação

Crédito: Divulgação 

Não foi a primeira vez que os habitantes dessa vila fizeram escavações por conta própria, em busca de saber mais sobre a história local. Segundo um arqueólogo da região, a igreja seria do ano 5 ou 6 depois de Cristo. 

Leia a matéria completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W