Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Poder e destruição: as avassaladoras armas de guerra da Alemanha Nazista

Figuras do Terceiro Reich produziram armas que exigiram dos Aliados um esforço monumental nos campos de batalha

João Barone Publicado em 01/01/2021, às 10h00 - Atualizado em 11/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nazistas analisam o famoso Gustav - Scargill via Wikimedia Commons
Nazistas analisam o famoso Gustav - Scargill via Wikimedia Commons

Um capítulo da Segunda Guerra de grande apelo diz respeito à capacidade e genialidade dos nazistas em projetar e produzir máquinas bélicas.

Os alemães eram mestres em conceber verdadeiras obras-primas de engenharia mecânica, unindo funcionalidade e design, que resultaram em máquinas de reconhecida beleza e alto poder de destruição, sob a forma de armas, navios e aviões.

Assim, criaram-se lendas dos campos de batalha. Para tal, homens manejavam máquinas eficazes, levando a arte da guerra ao mais alto patamar na história, o que exigiu dos Aliados um esforço monumental para por fim ao “Reich dos mil anos”, idealizado pelos nazistas.

Guerra rápida

Quando o nazismo resolveu burlar as restrições armamentistas impostas à Alemanha depois da Primeira Guerra, as Forças Armadas alemãs (Heer) começaram a ser reequipadas com modernas máquinas e treinadas na nova doutrina militar, para aplicar o conceito de guerra rápida.

Conceito testado com sucesso na Guerra Civil Espanhola, nos anos 30, e depois aplicada em 1939, na invasão da Polônia, com eficiência mortífera: a guerra-relâmpago.

Para aplicar esse conceito moderno, eram necessários também equipamentos modernos, como aviões e tanques, pela primeira vez usados em conjunto pelos alemães.

A nova doutrina de guerra, defendida em tese e aplicada na prática pelo general Heinz Guderian, orienta as táticas de guerra modernas.

A infantaria, mãe de todas as armas, é a que mais necessita de meios para ganhar terreno e firmar posição. E para o infante alemão foram criadas algumas das melhores armas de fogo da história.

Tiro certo

As metralhadoras MG-34 e MG-42 tinham vazão de tiro muito superior a das similares aliadas, eram mais leves e mais fáceis de manusear.

A pólvora usada pelos alemães foi aperfeiçoada para produzir menos fumaça. Assim, no campo de batalha, era difícil identificar a proveniência dos tiros.

A ponteira no cano das metralhadoras foi projetada para dissipar o fogo da munição e não denunciar a posição do atirador.

As armas portáteis alemãs também eram reconhecidamente bem projetadas e funcionais, como as lendárias pistolas Luger e Walther PPK.

Uma Walther PP /Crédito: Wikimedia Commons

O fuzil Mauser Kar98k era tão confiável que se tornou a arma-padrão da Wehrmacht durante toda a guerra.

Já no final da guerra, os alemães precisavam de uma arma equiparável à ótima metralhadora russa PPSh-41, de excelente precisão e vazão de tiro, e acabaram projetando o primeiro rifle de assalto da história, o StG-44, avô dos rifles atuais, como o M-16 americano e o AK-47 russo.

Artilharia pesada

Em matéria de artilharia pesada, os alemães também escreveram história. O gigantesco canhão ferroviário Gustav, com 80 cm de boca, atirava projéteis de até 7 toneladas.

Já o notório canhão de 88 mm tornou-se a mais famigerada arma do gênero e foi o mais temido pelos Aliados.  Originalmente uma arma antiaérea, o canhão FlaK 88 era funcional e mortalmente preciso, mandando petardos de fragmentação ao encontro das esquadrilhas de bombardeiros aliadas.

O FlaK 88 /Crédito: Wikimedia Commons

Durante a guerra no norte da África, os alemães descobriram a letal eficiência do “88” como arma antitanque. Batizado como PaK 88, era capaz de perfurar 15 cm de blindagem, a mais de 2 km de distância! E foi montado sobre tanques como canhão autopropulsado.

No mar, a Marinha nazista começou bem a guerra, mas não houve tempo de equipá-la com navios suficientes para superar ou mesmo equiparar-se ao poderio naval inglês – os alemães não chegaram a terminar a construção do único porta-aviões nazista, o Graf Zeppelin.

Nomes de famosas belonaves da Kriegsmarine (Marinha de guerra), como o “cruzador de bolso” Graf Spee (uma das primeiras naus de guerra equipada com sonar), Bismark, Prince Eugen e o Tirptz entraram para a história, mesmo sendo, em sua maioria, postos a pique pelos ingleses.

Além desses, os não menos famosos u-boats escreveram uma página de terror afundando toneladas de navios aliados nos comboios do Atlântico Norte.

Nos céus da Europa, a Luftwaffe começou a guerra empregando aviões superavançados, fabricados em inúmeras linhas de montagem. Alguns dos melhores caças na história da aviação saíram das pranchetas de engenheiros alemães, como o Messerschmitt Bf-109, o Focke-Wulf Fw-190 e o primeiro caça a jato operacional da história: o Me-262.

Uma rápida análise do potencial destrutivo e da eficácia da máquina de guerra nazista causa um estranho desconforto – e um grande alívio – a qualquer cidadão nos dias de hoje, ao saber que a limitada quantidade de matérias-primas para a indústria alemã e a eficiente supremacia logística aliada impediram que essas máquinas mortíferas nazistas fossem produzidas em maior quantidade e evitaram que o mundo caísse nas mãos de Adolf Hitler e seus asseclas.


Materia publicada originalmente em 2007. João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, coleciona peças e carros militares da Segunda Guerra Mundial e estuda diversos temas referentes a esse e outros conflitos históricos.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Clark Gable: A Biography (Edição em Inglês), de Warren G. Harris (2002) - https://amzn.to/3gdXh0Q

Clark Gable, in Pictures (Edição em Inglês), de Chrystopher J Spicer (2020) -https://amzn.to/31c66nJ

This Was Hollywood: Forgotten Stars and Stories (Edição em Inglês), de Carla Valderrama (2020) - https://amzn.to/3heMe94

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/34h3c2T

A mente de Adolf Hitler, de Walter C. Langer (2018) - https://amzn.to/3aI7mly

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W