Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerras

Conheça a Batalha de Wuhan, uma das mais sangrentas da História

No dia 11 de junho de 1938, a China e o Japão disputaram uma atroz batalha

Joseane Pereira Publicado em 11/06/2019, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Localizada no rio Yangtze e estrategicamente importante tanto como centro industrial quanto como centro de transporte, a cidade chinesa de Wuhan foi palco de uma das batalhas mais sangrentas do século 20.

O conflito ocorreu durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, travada de 1937 a 1945 entre o Japão e a China, quando Exército Imperial Japonês invadiu a cidade em  11 de junho de 1938.

Batalha estratégica

Atacar Wuhan era um ponto-chave na guerra. Todos os elementos da "frente única" anti-japonesa da China estavam representados ali, não apenas o Partido Comunista Chinês e os nacionalistas do Kuomintang, mas também movimentos de terceiros. Além disso, Wuhan era um centro cultural, com intelectuais refugiados e unidades militares de toda a China se misturando como iguais nas ruas. 

Os ataques aéreos começaram muito antes da invasão terrestre. A primeira ofensiva aérea ocorreu em 28 de fevereiro de 1938, com resultados bastante inconsequentes. No dia 29 de abril, outro ataque aéreo foi convocado em comemoração ao aniversário do Imperador Showa, mas as unidades aéreas chinesas conseguiram uma pequena vitória tática abatendo 21 aeronaves japonesas e perdendo apenas 12 delas. 

Protegendo-se contra uma eventual invasão terrestre, general chinês Chiang Kai-Shek reuniu um milhão de homens, 200 aeronaves e 30 embarcações navais para defender a cidade. Algo estratégico para os japoneses, que contavam com a captura de líderes chineses de alto escalão e com a desestruturação da resistência chinesa que a batalha poderia causar.

Durante quatro meses, China e Japão protagonizaram um verdadeiro massacre: mais de 400 mil chineses morreram nas mãos do Exército japonês, que se utilizou inclusive de armas químicas. As perdas japonesas - estimadas em 140 mil - os impediram de lançar outras ofensivas até 1944.