Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

O clássico trash do século 20 que deu origem a um dos maiores memes da internet

A famosa imagem, que ganhou inúmeras narrativas, surgiu de um filme que apresenta um cômico enredo natalino

André Nogueira Publicado em 11/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O clássico meme do Diabo com a Criança - Divulgação
O clássico meme do Diabo com a Criança - Divulgação

A internet tem o poder de transformar imagens e vídeos com contextos completamente aleatórios em imagens hilariantes que se convencionou chamar de meme. Às vezes, a origem do meme é tão inesperada que pode superar a própria imagem.

É o caso desse famoso meme do Satanás cochichando no ouvido de uma criança emburrecida. A cena do filme logo se tranformou em uma imagem clássica para piadas sobre tomar péssimas decisões. No entanto, o que pouca gente sabe é que essa imagem cômica veio de um filme de terror trash dos anos 1950.

Trata-se do clássico trash Santa Claus, de 1959, mais conhecido por seu título no circuito estadunidense Santa Claus vs. The Devil (Papai Noel contra o Demônio, em tradução livre), do aclamado diretor René Cardona, do México.

Crédito: Divulgação

Cardona é um dos precursores do gênero de terror na América Latina, sendo responsável por grandes obras cinematográficas cômicas com baixo orçamento e qualidade duvidosa de roteiro e atuação. Mas tudo isso é particularmente intencional, a ponto do filme ter feito grande sucesso no México.

Crédito: Divulgação/Facebook

O filme conta a história do Papai Noel em seu castelo nas nuvens, onde realizava todos os preparativos para a celebração do Natal. A história começa com o Bom Velhinho arrumando as coisas para a noite de distribuição de presentes para as crianças.

Crédito: Divulgação/Facebook

No entanto, o Tinhoso, contra a alegria da festa, decidiu estragar as entregas do Noel, por pura maldade. Como o lugar do Cão é no inferno, ele decide mandar um responsável para arruinar o Natal das crianças: Pitch, um de seus demônios, que vem para a Terra e interage com os personagens tramas. O que inclui Lupita, uma humilde criança pobre que só quer uma boneca de presente. O diretor, provavelmente, não imaginaria que o filme daria vida a um dos mais famosos memes do século 21. 


+ Saiba mais sobre os memes pelas obras abaixo:

1. Memes, Internet e a Comunicação: O humor na era da Internet - https://amzn.to/2rv3guY

2. O Deus de Dawkins. Genes, Memes e o Sentido da Vida - https://amzn.to/2PzCMAw

3. Biosemiotic Perspectives on Language and Linguistics - https://amzn.to/2rmWJCR

4. O gene egoísta - https://amzn.to/2P5pVXK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.