Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Maria Montessori, a médica e professora que criou um importante método de ensino

Tendo iniciado sua carreira no final do século 19, Montessori enfrentou o machismo e lutou por causas sociais

Giovanna Gomes Publicado em 26/10/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Montessori - Wikimedia Commons
Maria Montessori - Wikimedia Commons

A italianaMaria Montessori foi uma importante figura para a educação de crianças. Em uma época em que o machismo era extremamente recorrente na sociedade, ela se formou em medicina e tornou-se uma grande psiquiatra. Além disso, realizou pesquisas na área da educação e desenvolveu um importante método que é aplicado ainda nos dias de hoje em escolas ao redor do mundo. 

Carreira

Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, na cidade de Chiaravalle, na Itália. Desde muito cedo, interessou-se pelas ciências, sendo que entrou para a Escola Técnica focada em física e matemática, quando era adolescente. Sua decisão era um tanto incomum entre as meninas na época, que geralmente seguiam para as escolas normais e recebiam qualificação para darem aulas em escolas de Ensino Fundamental.

Maria Montessori em Amsterdam - Crédito: Wikimedia Commons

Contrariando a decisão de seus pais, que queriam que ela fosse professora, Montessori entrou para a faculdade de medicina, na Universidade de Roma. Lá, sofreu muito com o machismo, pois era inaceitável que uma mulher estudasse para ser médica. Maria tinha de dissecar cadáveres sozinha porque era imoral uma mulher estar em um abiente com homens e um corpo nu. Feminista, Montessori, defendeu desde cedo os direitos das mulheres.

Seguiu para a área da psiquiatria, sendo que se formou em 1896. No entanto, alguns anos mais tarde, em 1901, a médica passou a se dedicar à pesquisa relacionada à educação de crianças, inclusive das que possuíam comprometimento mental. Em 1906, tornou-se supervisora na Casa dei Bambini (Casa das Crianças), localizada em uma região carente em Roma. Lá, Montessori aplicou as técnicas que havia desenvolvido com crianças entre dois e sete anos de idade. 

Com o enorme sucesso de seu método, outra casas foram abertas. Em 1909, as técnicas criadas pela educadora substituiram as tradicionais em orfanatos e creches de toda a parte suíça da Itália.

Método

Enquanto trabalhava com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, a psiquiatra notou o quanto elas, por serem consideradas ineducáveis, eram maltratadas pelos adultos. Montessori também percebeu que elas respondiam bem aos estímulos para trabalhos domésticos, exercitando habilidades motoras e desenvolvendo autonomia. 

Montessori foi uma importante educadora - Crédito: Wikimedia Commons

Assim, com o tempo, desenvolveu um método do qual todas as crianças se beneficiariam. Ele consiste em uma educação que ocorra espontaneamente em um ambiente organizado, que estimule as habilidades naturais com atividades como jardinagem, cuidados pessoas, ginástica, além do uso de materiais didáticos elaborados por ela.

Também a personalidade, a liberdade, o tempo e o rítmo dos alunos devem ser respeitados, sendo que o professor deve interferir apenas se necessário para que eles aprendam por conta própria. 

Prisão 

Em 1929, Maria criou a Associação Internacional Montessori para divulgar seu trabalho. No entanto, em 1933 todas as escolas montessorianas foram fechadas na Itália e na Alemanha pelos governos autoritários de Mussolini e Hitler. Assim, teve de se mudar com o filho para a Holanda.

No entanto, uma viagem para a Índia em 1939 acabou em prisão. Uma vez que havia eclodido a guerra no país, os britânicos prenderam as pessoas que eram de países inimigos. Assim Montessori e o filho passaram sete anos em prisão domiciliar.

Maria Montessori - Crédito: Wikimedia Commons

Em 1949, enquanto já havia voltado para a Holanda, foi nomeada ao Nobel da Paz, o que se repetiu por três anos seguidos. Ela morreu aos 81 anos, no dia 6 de maio de 1952.

No entanto, seu enorme legado jamais foi esquecido, já que hoje em dia, muitas escolas ao redor do mundo utilizam o método Montessori para ensinar seus alunos, além de que muitos educadores são influenciados por ele. 


+Saiba mais sobre o método Montessori por meio dos livros disponíveis na Amazon

O Segredo da Infância, Maria Montessori - https://amzn.to/3kjJGYV

A Formação do Homem, Maria Montessori - https://amzn.to/3ojh3xp

A Descoberta da Criança, Maria Montessori - https://amzn.to/37FOsg1

Para educar o potencial humano, Maria Montessori - https://amzn.to/34nQf79

Método Montessori: Uma introdução para pais e professores, Paula Polk Lillard - https://amzn.to/2HyRLu7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W