Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Iêmen

Conheça o misterioso 'poço do inferno', o imenso buraco localizado em um deserto iemenita

O poço extremamente profundo e de cheiro desagradável é marcado por lendas

Redação Publicado em 23/06/2021, às 10h14 - Atualizado em 14/04/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O buraco de Barhout - Divulgação/vídeo/Youtube/AFP
O buraco de Barhout - Divulgação/vídeo/Youtube/AFP

Um impressionante e misterioso poço tem impressionado geólogos e curiosos no deserto da província de Al-Mahra, no leste do Iêmen. O motivo? Ninguém nunca chegou ao seu fim. O ponto mais profundo que os locais afirmam terem chegado, cerca 60 metros, parece ser mais próxima da superfície do que da área mais funda.

O poço passou a ser temido muito em razão das lendas regionais como as que contam que demônios e espíritos malignos viveriam no local. Foi assim que o buraco de Barhout, também conhecido como o "poço do inferno", tornou-se tão fascinante.

O poço e as lendas locais

De acordo com informações da AFP, o imenso buraco tem 30 metros de largura. Estima-se que sua profundidade seja entre 100 e 250 metros, conforme afirmam os especialistas. Sua localização está a cerca de 1.300 quilômetros ao leste da capital do país, Sanaa, e próxima à fronteira com Omã.

O poço está localizado no deserto / Crédito: Divulgação/vídeo/Youtube/AFP

De acordo com as histórias contadas pela população iemenita, o poço foi criado para servir como prisão de demônios, o que explicaria o forte cheiro que pode ser sentido dentro dele. Os habitantes locais, no entanto, não têm conhecimento do que realmente há no buraco.

"É muito profundo. Nunca alcançamos o fundo deste poço, porque tem pouco oxigênio e nenhuma ventilação", declarou à AFP Salah Babhair, quem é encarregado do estudo geológico e de recursos minerais no local. Ele afirma ter encontrado algo estranho naquele ambiente.

O poço tem cerca 30 metros de largura / Crédito: Divulgação/vídeo/Youtube/AFP

"Fomos visitar o local e entramos no poço. Chegamos a uma profundidade de mais de 50-60 metros e notamos coisas estranhas no interior", relatou o especialista. "Também sentimos um aroma raro... é muito misterioso", finalizou.

Uma imensa escuridão

Dizem os iemenitas que a luz do sol quase não penetra o poço e, por esse motivo, não é possível ver muito além da borda.

Conforme a superstição local, mesmo os objetos próximos ao buraco de Barhout são sugados para seu interior, desaparecendo no abismo.

O 'poço do inferno' / Crédito: Divulgação/vídeo/Youtube/AFP

Temendo os "djins", como são chamados os espíritos que viveriam no poço, muitas pessoas evitam chegar perto do buraco. Outros ainda acreditam que ele pode ser uma grande ameaça para a vida na terra e evitam até mesmo falar sobre o tema por causa da maldição que o perseguiria.

Para além das lendas, os cientistas afirmam que é preciso uma série de estudos para entendê-lo. "Esses lugares precisam de mais estudos e pesquisas", afirma Babhair destacando que o poço tem "milhões e milhões de anos".

Até o momento, as aves são, aparentemente, os únicos seres que devem saber o que há lá dentro, já que, com frequência, entram e saem do poço do inferno.


+Saiba mais sobre lendas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, de A. S. Franchini (2011) - https://amzn.to/3aomxlp

Aspectos do Folclore Brasileiro, de Mário de Andrade (2019) - https://amzn.to/3rUwRre

Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo (2012) - https://amzn.to/3aqAaRm

Amityville, de Jan Anson (2016) - https://amzn.to/2Xpm64a

A Maldição da Casa Winchester (Filme-2018) - https://amzn.to/3e3FY32

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W