Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / J. R. R. Tolkien

J. R. R. Tolkien: 131 anos do criador de ‘O Senhor dos Anéis’

Conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica", John Ronald Reuel Tolkien é um dos maiores autores de todos os tempos

Thiago Lincolins Publicado em 23/05/2019, às 12h00 - Atualizado em 03/01/2023, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
J. R. R. Tolkien em 1940 - Domínio Público via Wikimedia Commons
J. R. R. Tolkien em 1940 - Domínio Público via Wikimedia Commons

Criador do universo de ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’, John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892, há exatos 131 anos, no Estado Livre de Orange — local independente que hoje entende-se a cidade de Bloemfontein, na África do Sul. 

Com um legado até hoje muito influente na literatura fantástica, J. R. R. Tolkien também foi filólogo e professor universitário, além de combatente ativo durante a Primeira Guerra Mundial

Por conta de suas obras, recebeu, em 1972, o título de Comendador da Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II; além de ficar conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Saiba mais sobre a trajetória de um dos maiores escritores de todos os tempos!

O personagem principal

A relevância de J. R. R. Tolkien no universo literário é tamanho que adaptações cinematográficas sobre suas obras também se tornaram grandes sucessos. Em 2019, porém, foi a vez da trajetória de vida do autor ser eternizada com o filme ‘Tolkien’.

Com Nicholas Hoult no papel principal, o longa explora os anos de formação do autor órfão ao encontrar amizade, amor e inspiração artística, entre um grupo de colegas excluídos da escola. Isso o leva para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, que ameaça acabar com a "irmandade". Todas essas experiências inspirariam Tolkien a escrever seus famosos romances.

Tolkien (2019) / Crédito: Divulgação/Fox Searchlight

Na vida real, J. R. R. Tolkien se alistou como tenente nos Fuzileiros de Lancashire e participou da Primeira Guerra Mundial, que inspirou a criação de suas primeiras obras.

Durante o conflito, ele participou da Batalha do Somme, mas acabou sendo liberado por indicação médica. Entretanto, a sua presença na guerra era só o começo de uma grande carreira.

Em setembro de 1937, o mundo conheceu o primeiro grande sucesso do escritor. Após escrever a frase: “Em um buraco no chão vivia um hobbit”, Tolkien deu vida a saga do hobbit Bilbo Bolseiro, um pequeno ser com uma aparência insólita que se aventura na Terra Média, com o mago Gandalf e outros anões. O Hobbit se tornou um verdadeiro sucesso e inspirou a continuação de outros livros da saga.

No ano de 1957, Tolkien lançou 'O Senhor dos Anéi's, que viria a se tornar um das obras mais lucrativas de todos os tempos, com impressionantes 150 milhões de cópias vendidas e 17 prêmios do Oscar.

Cena da trilogia O Senhor dos Anéis / Crédito: Divulgação/New Line Cinema

O livro conta a história do Lorde das Trevas Sauron, que em tempos antigos criou o anel de Sauron, o mais poderosos de todos os 20 anéis, como uma poderosa arma para governar e controlar todas as raças da Terra Média.

Reconhecimento

O nome de J. R. R. Tolkien se tornou conhecido no mundo inteiro. Ele chegaria a receber a Excelentíssima Ordem do Império Britânico, um dos maiores títulos de honra do Reino Unido.

Os seus livros foram traduzidos em cinquenta idiomas e venderam mais de 200 milhões de cópias. Em 2009, a Forbes listou o autor como a quinta celebridade morta que mais lucrou no ano com 50 milhões de dólares.

Conhecido como “pai da moderna literatura fantástica”, o artista lançou outras obras aclamadas como 'Mestre Gil de Ham' (1949), 'As Aventuras de Tom Bombadil' (1962), 'Smith of Wootton Major' (1967) e 'Sobre Histórias de Fadas' (1964).

Após a morte do autor em 1973, o seu filho, Christopher Tolkien, permitiu que o mundo conhecesse outro grande trabalho de seu pai, que havia sido rejeitado após o estrondoso sucesso de 'O Hobbit'.

A publicação de 'O Silmarillion', em 1977, permitiu que os fãs pudessem explorar o universo criado por Tolkien. O seu legado vive para sempre.