Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Imperial Brasileira

Conheça o nome completo de 6 importantes figuras da família imperial brasileira

Os membros da família imperial brasileira possuíam nomes muito peculiares devido à extensão

Giovanna Gomes Publicado em 24/01/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro II, último imperador brasileiro - Wikimedia Commons
Dom Pedro II, último imperador brasileiro - Wikimedia Commons

O período da monarquia marcou em muito a história do Brasil. Diversas foram as figuras que desempenham importantes papéis no país, desde a chegada de D. João VI com a família real, em 1808. Um fato um tanto peculiar é que a maioria dos membros da família imperial brasileira possuía nomes extremamente extensos. Confira alguns deles a seguir.

1. D. João VI

Filho de D. Maria I e de D. Pedro III, reis de Portugal, foi nomeado Príncipe-Regente em 1792, quando sua mãe foi considerada incapaz de governar. Após a morte da rainha, em 1816, tornou-se rei. 

Contudo, um fato que muitos devem desconhecer é que o primeiro monarca português a viver em terras brasileiras tinha um nome extenso: João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança.

D. João Vi / Crédito: Divulgação

2. D. Pedro I

Nascido em 12 de outubro de 1798, no Palácio Real de Queluz, em Portugal, o herdeiro de D. João VI, que mais tarde veio a ser imperador do Brasil independente, foi batizado em homenagem a São Pedro de Alcântara. Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim.

D. Pedro I / Crédito: Wikimedia Comons

3. Maria II

Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga era a filha mais velha de D. Pedro I. Ela tinha apenas sete anos de idade quando seu avô, D. João VI morreu, e se tornou herdeira de Portugal, uma vez que seu pai havia abdicado do trono.

A jovem teve seu trono usurpado por seu tio D. Miguel, mas que foi recuperado mais tarde por seu pai, tornando-se novamente rainha.

Maria da Glória / Crédito: Wikimedia Commons

4. D. Januária

Irmã mais velha de D. Pedro II, a princesa chamava-se Januária Maria Joana Carlota Leopoldina Cândida Francisca Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança.

Ela nasceu em 11 de março de 1822, quando o Brasil ainda não havia declarado a independência de Portugal, e morreu em 13 de março de 1901, já no exílio, após a proclamação da República.

Princesa Januária / Crédito: Wikimedia Commons

5. D. Pedro II

Assim como seu pai, o segundo e último imperador do Brasil também foi batizado em homenagem ao santo. Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga governou o país por 58 anos, entre 1831 e 1889, quando ocorreu o golpe da República.

D. Pedro II / Crédito: Wikimedia Commons

6. Princesa Isabel

A herdeira de Pedro II chamava-se Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança.

A princesa que assinou a Lei Áurea era a segunda filha do imperador e de sua esposa Teresa Cristina, sendo a primeira do sexo feminino.

Princesa Isabel / Crédito: Wikimedia Commons

Contudo, com a proclamação da República no ano de 1889, a princesa nunca chegou a assumir o trono. Ela se exilou na França com o marido Conde d'Eu, onde viveu por trinta anos até sua morte em 14 de novembro de 1921, aos 75 anos.


+Saiba mais sobre o Brasil Império por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

D. Leopoldina: A história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil,  Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Domitila: A verdadeira história da marquesa de Santos, Paulo Rezzutti, (2013) - https://amzn.to/2QQWDvM

A biografia íntima de Leopoldina, Marsilio Cassotti (2015) - https://amzn.to/2ZZp8LM

A carne e o sangue: A Imperatriz D. LeopoldinaD. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos, Mary del Priore (2012) - https://amzn.to/2QScSIY

Titília e o Demonão, a vida amorosa na corte imperial: Mensagens de D. Pedro I à Marquesa de Santos (A história não contada), Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/3005qj3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du