Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

Ícone da história: Conheça a obra 'O Juramento dos Horácios'

Criada por Jacques-Louis David, a pintura retrata o episódio que culminou na lendária vitória de Roma antes do império

Redação Publicado em 12/09/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Juramento dos Horácios, de Jacques-Louis David - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
O Juramento dos Horácios, de Jacques-Louis David - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Durante o reinado de Túlio Hostílio (673-641 a.C.), Roma, então apenas uma pequena cidadeestado da Península Itálica, entrou em guerra contra a vizinha Alba Longa. Os reis das duas cidades, desejando evitar um banho de sangue desnecessário entre os dois exércitos, decidiram resolver a disputa com um duelo entre três campeões.

Como representantes de Alba Longa foram escolhidos os trigêmeos Curiácios, enquanto os representantes de Roma eram os também trigêmeos Horácios. A obra 'O Juramento dos Horácios', realizada pelo pintor francês Jacques-Louis David em 1784, representa esse episódio lendário da História de Roma. Logo no início da batalha os Curiácios conseguiram matar dois irmãos Horácios. O terceiro romano usou da astúcia e forjou uma fuga, conseguindo separar os inimigos, que começaram a persegui-lo.

Foi assim que o Horácio sobrevivente pôde matar os Curiácios, um após o outro. Roma ganhou a guerra, Alba Longa se submeteu. Foi o início da expansão romana na Itália, o embrião daquele que se tornaria, tempos depois, o poderoso Império Romano.

1. Heroísmo em alta

Grande defensor da Revolução Francesa e admirador de Napoleão, o autor exalta o heroísmo, o sacrifício para o bem comum, o rigor moral, os valores que se tornariam muito populares com a Revolução, em 1789, quando a frivolidade dos nobres se contrapõe à severidade e à força dos rebeldes.

Detalhe da obra 'O Juramento dos Horácios' / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons


2. Juramento

Os irmãos juram lealdade a Roma no momento em que recebem as armas das mãos do pai, que representa a pátria que pede o sacrifício extremo aos filhos.


3. Proporções

Os três arcos ao fundo correspondem aos três personagens em primeiro plano. Os corpos dos lutadores são musculosos e de proporções perfeitas, inspirados nas esculturas clássicas antigas.


4. Roma antes do império

Detalhe da obra 'O Juramento dos Horácios' / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

As espadas não são iguais e estão longe de ser os típicos gládios que as legiões romanas utilizavam em batalha. Nessa época Roma ainda era uma cidade pequena e pobre, e seu Exército não era tão organizado ou bem armado como seria mais tarde.


5. Diferenças

A força física e moral dos homens — racionais — é apresentada no desespero das mulheres — passionais, pouco valorizadas —, o que reproduz a crença da época.


+Saiba mais sobre a arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited — Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W