Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Conspiração e liberdade: quem é Enola Holmes?

Produção da Netflix promete usar mistério, jogo político e investigações ao reproduzir a história da irmã caçula de Sherlock

Fabio Previdelli Publicado em 29/08/2020, às 09h00 - Atualizado em 25/10/2023, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz  Millie Bobby Brown(foto) dará vida a Enola Holmes - Divulgação/
A atriz Millie Bobby Brown(foto) dará vida a Enola Holmes - Divulgação/

Apesar de só estrear dia 23 de setembro pela Netflix, o público já aguarda ansiosamente o filme de Enola Holmes. Estrelado por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things (2016 – presente), a narrativa contará a história da irmã mais nova de Sherlock Holmes, que será vivido pelo ator Henry Cavill (que estrelou The Witcher (2019), também pela Netflix, e deu vida ao Superman nos filmes O Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).

Mas quem é Enola Holmes?

Antes mesmo de explicar quem é Enola Holmes, é preciso fazer uma separação: Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica que foi criado e aparece nas obras de Sir Arthur Conan Doyle. Já Enola Holmes não foi criada pelo escocês, mas sim por Nancy Springer, que a introduz na série de livros Os Mistérios de Enola Holmes.

A personagem é uma adição a história de Conan Doyle, mas isso não quer dizer que ela não esteja propensa a repetir os passos de um dos maiores investigadores da história da literatura. Afinal, Enola não ostenta o sobrenome Holmes por acaso.

Dito isso, o que esperar do filme que será lançado pela Netflix? Até o momento foi divulgado a seguinte sinopse do longa:

"Quando sua mãe desaparece em seu aniversário de 16 anos, Enola procura a ajuda de seus irmãos mais velhos [Sherlock e Mycroft]. Mas assim que ela percebe que eles estão menos interessados em resolver o caso do que mandá-la para o internato, Enola faz a única coisa que uma garota esperta, cheia de recursos e destemida em 1880 faria. Ela foge para Londres para encontrá-la. Encontrando diversos personagens memoráveis pelo caminho, Enola se acha no meio de uma conspiração que pode alterar o rumo da história política".

Esse enredo parece ser bem fiel a série de livros que, em 2007 e 2010 — com o primeiro e o quinto livro da saga, respectivamente —, foi nomeada para o Prêmio Edgar Allan Poe na categoria Melhor Mistério Juvenil.

Além de Enola ’concorrer’ com Sherlock na parte de investigações, a trama também promete explorar os desafios de uma jovem mulher que fará de tudo para mostrar do que é capaz na simbólica e caricata Inglaterra do final do século 19.

Nas palavras do diretor Harry Bradbeer, Enola busca a “liberdade de ser uma mulher por si mesma”, disse em entrevista ao USA Today. Ele também explica que a narrativa apresenta uma mistura de amadurecimento e jogo político.

Sherlock (Henry Cavill), Mycroft (Sam Clafin) e Enola Holmes (Millie Bobby Brown) / Crédito: Wikimedia Commons

A atriz Millie Bobby Brown também comentou sobre a personagem: "O que você está assistindo é uma jovem garota tentando se encontrar em um caos agitado que ela realmente não sabe lidar, mas isso é apenas o tipo de vida em geral para uma adolescente". Bradbeer completa que Enola é "moldada para resistir, lutar e amar — principalmente brigas —, mas recebeu poder".

Bobby Brown também enfatizou a maneira que queria traduzir a essência da personagem: "Ela era muito inteligente, mas usava isso de uma maneira mais bem-humorada, enquanto Sherlock Holmes realmente não".


+Saiba mais sobre Enola Holmes por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os Mistério de Enola Holmes: O Caso da Crinolina Misteriosa, de Nancy Spinger (2012) - https://amzn.to/3jo2AwV

Os Mistério de Enola Holmes: O Caso do Estranho Leque Rosa, de Nancy Spinger (2012) - https://amzn.to/32zZXBb

Os Mistério de Enola Holmes: O Caso da Senhorita Canhota, de Nancy Spinger (2010) - https://amzn.to/3gBGm8M

Os Mistério de Enola Holmes: O Caso dos Buquês Bizarros, de Nancy Spinger (2010) - https://amzn.to/34H12tV

Os Mistério de Enola Holmes: O Caso do Adeus Cigano, de Nancy Spinger (2012) - https://amzn.to/32B0brQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W