Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Coreia do Norte

A controversa fortuna de Kim Jong-Un, o 36° homem mais poderoso do mundo

Com um patrimônio líquido estimado em mais de 5 bilhões de dólares, o ditador norte-coreano ostenta, entre suas posses, carros de luxo, comidas sofisticadas e uma milionária coleção de relógios

Fabio Previdelli Publicado em 12/02/2020, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-un - Getty Images
Kim Jong-un - Getty Images

Em 2013, o patrimônio líquido do ditador norte-coreano Kim Jong-un foi estimado em mais de 5 bilhões de dólares. Curiosamente, o Kim não é incluído na lista anual da Forbes das pessoas mais ricas do mundo. Mas isso não impediu a magazine de classificá-lo como a 36ª pessoa mais poderosa do planeta — seu falecido pai, Kim Jong-il, era tido como o 37º na lista.

A fortuna de Kim foi relevada após uma investigação conjunta de autoridades sul-coreanas e americanas que descobriram ativos e contas bancárias controladas pelo ditador e seus familiares. Segundo o levantamento, a enorme riqueza está escondida em mais de 200 contas bancárias estrangeiras localizadas na Áustria, Liechtenstein, Rússia, Cingapura, Suíça, Luxemburgo e China — sendo este último o que guarda a maior parte da fortuna.

Os investigadores também suspeitam que parte dessa riqueza seja proveniente da fabricação de drogas ilícitas, falsificação de dólares e da produção de cigarros. Certamente, o patrimônio do ditador aumentou exponencialmente desde 2013, no entanto, a falta de dados concretos impede que esse número seja avaliado certeiramente.

Embora não conheçamos a extensão real de seu capital, a International Business Times fez uma lista com o quê o norte-coreano gasta seus dólares.

Comidas

De acordo com a publicação, o ditador consome muito caviar preto do Irã e importa porcos diretamente da Dinamarca. Ele também adora conhaque e uísque, comprando centenas de garrafas todos os anos — principalmente dos Estados Unidos.

Propriedades

A IBTimes revelou que Kim possui 17 fabulosos palácios espalhados pela Coreia. Além de ser dono de sua própria ilha.

Carros

Apaixonado por veículos, o norte-coreano possui uma frota com mais de 100 automóveis de luxo — principalmente os europeus. Sua marca favorita é a Mercedes-Benz. O modelo favorito da montadora alemã seria o S600, cujo Kim possui um blindado e com seu próprio banheiro portátil.

Jato particular

Além do luxo em viajar de carro, Kim também possui seu próprio jato particular. Avaliado em 1.5 milhão de dólares, a aeronave é chamada de “Air Force Un”.

Animais

Entre seus patrimônios, também existe um número desconhecido de cavalos puro-sangue. Segundo a publicação, há relatórios não confirmados de que a Coreia do Norte gasta 20% de seu orçamento com esses animais.

Relógios de pulso

Estima-se que a coleção particular do ditador esteja avaliada em 8 milhões de dólares.

Super iate de luxo

Muito do que o mundo exterior sabe sobre o super iate de Kim vem de seu amigo, o ex-astro da NBA Dennis Rodman. O Worm descreveu o iate de Kim como "um cruzamento entre uma balsa e um barco da Disney". O iate teria 30 metros de comprimento e custaria 7 milhões de dólares.


+ Saiba mais sobre a Coreia do Norte através das obras a seguir:

A Revolução Coreana: O desconhecido socialismo Zuche (Revoluções do século 20), Paulo Visentini (2018) - https://amzn.to/30pddHC

Dentro do segredo: Uma viagem pela Coreia do Norte, José Luís Peixoto (2014) - https://amzn.to/2E9rYDX

Pyongyang: Uma Viagem a Coreia do Norte, Guy Delisle (2007) - https://amzn.to/2RZHkD8

North Korea A History from Ancient Times to the Present: The Socialist Revolutionary History of the Korean Juche State of President Kim Il Sung (English Edition), Theodore Schweitzer - https://amzn.to/2tUt1Wv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.