Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Corpo-seco: conheça a lenda que levou o caos para Cidade Invisível, da Netflix

A brasileira aborda sobre diversos personagens do folclore brasileiro, entre eles o Corpo-seco, que amedronta muitas pessoas

Giovanna Gomes Publicado em 18/02/2021, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série Cidade Invisível, da Netflix (2021) - Divulgação/Netflix
Cena da série Cidade Invisível, da Netflix (2021) - Divulgação/Netflix

Desde que a Netflix lançou a nova série Cidade Invisível, no último dia 5, a qual tem como temática o folclore brasileiro, algumas pessoas passaram a conhecer curiosas lendas das quais nunca haviam ouvido falar. Entre elas, o Corpo-seco é, certamente uma das mais interessantes.

A história da figura viralizou nas últimas semanas após o lançamento da série. Na produção, marcada por outros nomes famosos do folclore nacional, o Corpo-seco acaba tomando o corpo dos personagens e trazendo o caos por onde passa. Contudo, de onde vem essa lenda?

A representação da figura na série Cidade Invisível (2020) /Crédito: Netflix

De acordo com o site Sua Pesquisa, o personagem é muito conhecido nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde seu nome é temido por gerações. Mas também há incidências de variações da lenda em diversas outras localidades, de Norte a Sul do país.

Origem da narrativa

Diz a lenda que existiu um homem muito ruim, com ações tão maléficas que nem Deuse nem mesmo o Diaboo quiseram por perto após a morte. Em vida, ele prejudicava todos ao seu redor, até mesmo sua mãe, que sofria com as agressões do filho.

Quando morreu, teve de sair de seu túmulo, mesmo em estado de decomposição, já que a terra onde fora enterrado, assim como o céu e o inferno, o rejeitou. Dessa forma, a alma  passou perambular pelas estradas assustando quem cruzasse seu caminho. A essa criatura de aparência morta-viva foi dado o nome Corpo-seco. 

A narrativa popular ainda diz que, quando o Corpo-seco encontra uma pessoa, gruda em seu corpo, assim como faz com a vegetação, e suga seu sangue. À vítima resta a esperança de que alguém apareça para salvá-la. Caso não tenha sorte, o maléfico personagem poderá matá-la.

Imagem promocional de Cidade Invisível (2020) - Crédito: Divulgação/Netflix

Devido ao medo causado pela lenda, que costuma ser passada dos mais velhos para as crianças, muitas vezes para fazer com que elas não saiam sozinhas, há diversas pessoas que evitam caminhar em estradas desertas do interior.

Algumas narrativas

Muitas vezes a lenda é adaptada para uma realidade ainda mais próxima das pessoas, como no caso de uma narrativa dos moradores de Pouso Alegre, região Sul de Minas Gerais. De acordo com uma matéria do R7, muitos residentes locais acreditam que o Corpo-seco viveu em um famoso casarão da cidade, que seria mal-assombrado.

Segundo a tradição, o homem pertencia a uma família rica e tinha sete irmãos. Ele vivia se metendo em brigas nos eventos noturnos que frequentava e, ao chegar em casa, ainda arranjava inúmeras confusões com a família.

Contudo, passou um tempo e o jovem contraiu uma séria doença que o deixou com uma aparência cadavérica de tanto que emagreceu. Como foi muito discriminado, passou a viver recluso no casarão.

Para parte dos moradores, após sua morte, o Corpo-seco teria começado a assombrar as pessoas nas fazendas. Já, para outros, o homem jamais morreu.


+Saiba mais sobre o folclore brasileiro por meio de obras disponíveis na Amazon:

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, de A. S. Franchini (2011) - https://amzn.to/3aomxlp

Aspectos do Folclore Brasileiro, de Mário de Andrade (2019) - https://amzn.to/3rUwRre

Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo (2012) - https://amzn.to/3aqAaRm

Lendas Contos e Tradições do Folclore Brasileiro, de Marco A. Stanojev (2013) - https://amzn.to/3jVzWob

Contos Folclóricos Brasileiros, de Marco Haurélio (2010) - https://amzn.to/3baY3vf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W