Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ucrânia

A crise entre a Rússia e Ucrânia em 5 pontos

Ucrânia vivencia cenário de guerra após a invasão iniciada por Vladimir Putin em 24 de fevereiro

Redação Publicado em 06/03/2022, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Putin (à esq.) e Volodymyr Zelensky (à dir.) - Getty Images
Putin (à esq.) e Volodymyr Zelensky (à dir.) - Getty Images

Nas últimas semanas, o mundo vivencia mais um capítulo de guerra. Em 24 de fevereiro, o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou a invasão da Rússia na Ucrânia. Após o episódio, pessoas em solo ucraniano vivem sob ameaça de bombardeios e até mesmo presenciam tanques circulando nas ruas. 

"Tomei a decisão de conduzir uma operação militar especial. Nossa análise concluiu que nosso confronto com essas forças (ucranianas) é inevitável", afirmou Putin após o início da invasão, classificada como uma 'operação militar especial'. 

O líder da Rússia também pediu para que outras nações não tentem intervir. "(...) Algumas palavras para aqueles que seriam tentados a intervir: a Rússia responderá imediatamente e você terá consequências que nunca teve antes em sua história", disse ele.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin /Crédito: Getty Images

Mas como a Rússia e a Ucrânia chegaram nesta situação? O que motiva Putin?

Para responder essas questões, o professor de Geografia do Colégio Marista Paranaense, Jair Henrique Iliano de Castro, listou tópicos para você entender em que cenário geopolítico o conflito acontece e como se deu essa crise. 

Confira o vídeo abaixo com narração da Aventuras na História.