Matérias » Futebol

Cristiano Ronaldo ‘ajudou’ torcedor a acordar de coma

O caso de um fã polonês de 14 anos chamou a atenção do mundo em 2013

Redação Publicado em 09/12/2021, às 14h45

Cristiano Ronaldo, jogador português
Cristiano Ronaldo, jogador português - Getty Images

Cristiano Ronaldo é conhecido por ser um dos maiores nomes do futebol mundial. O jogador português já ganhou dois prêmios The Best e cinco Bolas de Ouro ao longo de sua carreira consagrada, embora tenha se tornado alvo de polêmicas nos últimos anos.

Com um nome marcante, Ronaldo se tornou ídolo de milhares de jovens ao redor do mundo. Um deles é David Pawlaczyk, que, em 2013, virou notícia quando despertou de um coma em uma história impressionante ligada ao futebolista.

Na época, em novembro daquele ano, Cristiano jogava pelo Real Madrid, do qual Pawlaczyk, um jovem polonês de 14 anos, era um grande fã. O português jogaria em uma partida contra a Suécia pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo.

Cristiano Ronaldo comemorando gol no jogo contra Suécia / Crédito: Divulgação/Vídeo/Globo Esporte

 

No entanto, o adolescente não poderia assistir à partida normalmente, como qualquer torcedor faria. Isso porque, como relatou o jornal polonês Fakt, na época, ele havia sofrido um atropelamento alguns meses antes, em agosto daquele ano.

O acidente causou graves lesões internas e fez com que David chegasse a correr risco de morte. Em coma profundo, o polonês estava internado em uma clínica especializada no tratamento de crianças gravemente feridas.

Ao longo de toda a internação, a mãe do jovem foi orientada a ajudar o filho a acompanhar as partidas do Real Madrid de qualquer forma, mesmo que fosse por fones de ouvido. Assim, o fã do time ouviu o ídolo fazer gols ao longo de mais ou menos quatro meses.

Quando chegou o dia do jogo entre Portugal e Suécia, o mesmo aconteceu: David ouviu o jogo pelos fones de ouvido. Após muitos gols marcados pelo time que era sua paixão desde os três anos de idade, o jovem havia finalmente despertado.

Cristiano Ronaldo marcou três gols contra a Suécia pela seleção portuguesa e ajudou, mesmo que indiretamente, o polonês a voltar à vida, após vários meses em coma em uma cama de hospital ouvindo os jogos pelo rádio.

O jogador português durante a partida / Crédito: Divulgação/Vídeo/Globo Esporte

 

Os gols impressionantes feitos pelo jogador português fizeram com que a seleção pudesse garantir sua classificação para a Copa do Mundo. Além disso, a conquista também o ajudou a ganhar a disputa pela Bola de Ouro naquele ano.

A história do despertar de David Pawlaczyk foi tão impressionante que conquistou fãs de futebol em todo o mundo e chegou aos ouvidos do ídolo do jovem, que o recebeu em uma visita incrível no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha.

O jornal Fakt foi o responsável por levar o adolescente polonês até a Espanha, onde ele conheceu o ídolo e viu pela primeira vez, ao vivo, um gol do jogador que mais admirava durante uma partida do Real Madrid.

Além de conhecer Cristiano Ronaldo, David também recebeu cumprimentos e desejos de uma boa recuperação do presidente do time, Florentino Pérez, enquanto almoçava com os pais em um restaurante na capital espanhola, como repercutiu o Globo Esporte na época do episódio.


++Saiba mais sobre a história do futebol por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A História Do Futebol Para Quem Tem Pressa, de Márcio Trevisan (2019) - https://amzn.to/2VVinZR

Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano (2015) - https://amzn.to/2S4T86m

Quando é dia de futebol, de Carlos Drummond de Andrade (2014) - https://amzn.to/3bBOxjD

Futebol à Esquerda, de Quique Peinado (2017) - https://amzn.to/3559ml2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W