Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Crítica de Monteiro Lobato à obra Anita Malfatti rende memes na internet

Opinião polêmica do autor instigou o público que vivenciou a Semana de Arte Moderna de 1922

Redação Publicado em 12/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos memes (à esqu.) e Monteiro Lobato (à dir.) - Divulgação/Twitter e Domínio Público
Um dos memes (à esqu.) e Monteiro Lobato (à dir.) - Divulgação/Twitter e Domínio Público

Em 13 de fevereiro de 1922, os brasileiros se deparavam com um episódio que seria marcado nos livros de História do Brasil. A Semana de Arte Moderna causou polêmica e ainda é debatida e alvo de estudo entre pesquisadores e historiadores.

O evento, ocorrido no Theatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, contou não só com exposições, mas também saraus e concertos. Se afastando do padrão que moldava a época, o episódio histórico dividiu a opinião de muitos estudiosos da época. 

Ataque

Bem antes disso, em 1917, Monteiro Lobato escreveu um artigo marcado por críticas a uma exposição de Anita Malfatti.

Publicado no O Estado de S. Paulo, o autor comparou obras modernistas aos desenhos produzidos em manicômios por "cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses".

Para o bem ou para o mal, as falas de Lobato acabaram intrigando o público, que na Semana de Arte Moderna decidiu conferir de perto as obras da artista.

Com 12 pinturas e oito peças, sendo desenhos, gravuras e pastéis, o público fora surpreendido ao entrar no Theatro Municipal de São Paulo.

“Ali estavam mais uma vez aos olhos de São Paulo 'A Mulher de Cabelos Verdes', 'A Estudante Russa', 'O Homem Amarelo', 'A Onda', 'A Ventania', 'O Japonês' e 'Rochedos' — obras que permaneceram como algumas das melhores de Anita e do modernismo brasileiro”, explica Marcos Augusto Gonçalves no livro "1922: A Semana Que Não Terminou".

Com a ascensão da internet, o episódio sempre fora relembrado por internautas nos últimos anos, através de cômicos 'memes'. 

Abaixo, separamos alguns Tweets que mostram isso. Confira!