Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / África

Cultura, segregação e colonialismo: os bastidores do Apartheid

Através dos anos, a luta dos africânderes para manter sua cultura e identidade resultou em um regime violento e impiedoso

Adaptado por Pamela Malva Publicado em 02/11/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de protesto contra o Apartheid na África do Sul, em meados de 1980 - Wikimedia Commons
Fotografia de protesto contra o Apartheid na África do Sul, em meados de 1980 - Wikimedia Commons

Esta é uma história de opressão. De um povo que foi oprimido, mas que também perseguiu outros em nome de sua supremacia. Mobilizados por uma incrível obsessão de preservar sua cultura, língua e religião, os africânderes lutaram contra a tirania.

Eles se insurgiram contra o domínio britânico na primeira guerra anti-colonialista do século 20. Mas foram capazes de criar o apartheid, o regime de segregação racial que se tornou um dos episódios mais vergonhosos da história recente da humanidade.

No século 17, descendentes de holandeses, franceses e alemães chegaram à África para construir uma sociedade perfeita. Acreditando terem sido escolhidos por Deus, os africânderes lutaram contra o maior império do planeta e isolaram-se do mundo.

Fazendas, cultura e expansão

Os africânderes são descendentes dos holandeses que chegaram ao ponto extremo sul da África, o cabo da Boa Esperança, a partir de 1652, a serviço da Companhia da Índias Orientais. A maioria dos migrantes eram fazendeiros. Criavam gado e produziam alimentos para abastecer os navios da companhia que rumavam para o Oriente.

“Eles se organizaram em comunidades patriarcais muito fechadas, formadas por famílias numerosas. Dentro de cada propriedade, o fazendeiro tinha completa autonomia, inclusive para utilizar trabalho servil e escravo”, explica Carlos Serrano, do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP).

O isolamento do povo deu origem a um novo idioma, o africâner. Hoje, segundo Carlos, a língua pode ser definida como uma “mistura de 70% da língua holandesa e o resto de francês, português, alemão e inglês”.

Escolhidos de Deus

Além de cultura e língua próprias, os bôeres, como também ficaram conhecidos, criaram um tipo de calvinismo muito particular, que originou a Igreja Reformada Holandesa. E foi nessa religião que os recém-chegados apoiaram seus argumentos para justificar a ocupação e expulsar seus antigos habitantes, os negros.

Para Carlos Serrano, os africânderes partiram do princípio de que eram os eleitos de Deus, o que legitimava sua supremacia e seu direito sobre os outros indivíduos. Acontece, todavia, que eles não estavam sozinhos nessa interpretação da Bíblia.

Ainda no século 17, os puritanos que ocuparam a América do Norte, por exemplo, acreditavam basicamente na mesma coisa. Eles basicamente não pensavam duas vezes antes de sacar tais argumentos para atirar contra os “peles-vermelhas”.

Colonização dolorida

A chegada dos britânicos, em 1806, fez com que os bôeres passassem da condição de colonialistas à de colonizados, perdendo o poder e os privilégios que desfrutavam. Insatisfeitos com as leis britânicas, que davam direitos aos negros e mestiços, então eles se organizaram em caravanas e partiram rumo ao norte.

No êxodo, que ficou conhecido como a “grande jornada” e durou de 1835 a 1843, 12 mil fazendeiros ultrapassaram os limites da colônia, demarcados pelo rio Orange. “Os líderes da viagem diziam que os britânicos os colocavam injustamente no mesmo nível que a população negra. Mas nem todos seguiam motivações tão abstratas e grande parte simplesmente procurava pastos mais frescos, onde estaria livre da interferência do governo, dos impostos e da Justiça britânica”, diz Diana Wylie, do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

Alguns dos imigrantes chegaram até onde hoje é Angola. Outros fundaram duas repúblicas independentes a do Transvaal e o Estado Livre de Orange. “A Constituição do Estado do Transvaal, de 1858, marca a institucionalização de segregação racial. Nela, está descrita a missão de preservar as diferenças ‘naturais’ entre as raças”, explica Leila Leite Hernandez, professora de história da África na USP. Para ela, essa é a raiz do apartheid.

Membros da Black Sash, uma organização não violenta de resistência de mulheres brancas conta o Apartheid / Crédito: Wikimedia Commons

Limites impostos

A independência durou pouco. Com a descoberta de jazidas de ouro no Transvaal, os britânicos invadiram o país em 1899. As tropas de sua majestade contavam com 500 mil homens, sendo que 10 mil deles eram africanos. Do outro lado, os africânderes tinham apenas 87 mil combatentes.

Além da inferioridade numérica, eles sofreram com o isolamento e a falta de reforços. “Os britânicos confinaram os civis em campos de prisioneiros, impedindo que as milícias recebessem comida, provisões ou qualquer ajuda da população”, afirma Timothy Burke, pesquisador da Universidade de Swarthmore.

A falta de condições de saúde, higiene e alimentos nesses campos matou cerca de 25 mil pessoas e as forças africânderes jogaram a toalha em 1902. A derrota militar levou à anexação das antigas repúblicas às terras das colônias britânicas na região e à criação de um novo país, a União da África do Sul, em 1910.

Poder em mãos

Os africânderes, todavia, continuaram donos de grande parte das reservas minerais e das terras cultivadas, mantendo sua influência política. “Interessados nesse apoio, os britânicos aceitaram incluir na Constituição do novo país vários dos itens racistas dos africânderes, incluindo o que impunha a segregação territorial de negros, mestiços e indianos, colocados em ‘reservas’ que totalizavam 8% do território”, diz Burke.

Na década de 20, a política de opressão ganhou novas leis, que incluíam a proibição de relações sexuais entre indivíduos de raças distintas. O que era ruim piorou ainda mais na década seguinte.

Segundo Leila Hernandez, muitos dos futuros líderes africânderes estudavam na Alemanha governada por Adolf Hitler e seu Partido Nacional-Socialista nos anos 1930. “Foram eles que, em 1938, criaram o Partido Nacional Africânder, com o objetivo de ‘proteger a integridade e a superioridade da raça e da cultura africânder’”, diz Leila.

A imagem que alertou o mundo sobre o horror do apartheid / Crédito: Sam Nzima/Wikimedia Commons

Início da segregação

Os nacionalistas, portanto, chegaram ao poder em 1949. Com eles, surgiu uma nova palavra para designar o sistema de separação das raças: apartheid, ou “segregação” em africâner. O arquiteto dessa nova política, Hendrik Verwoerd, desenvolveu a idéia de separar o uso de locais públicos, como cinemas, restaurantes, hotéis e ônibus, entre integrantes de raças diferentes.

No total, 11 milhões de negros e 2 milhões de mestiços e indianos tinham de transitar pelo país com passaportes. A população branca, por outro lado, desfrutava de trânsito livre, verbas 20 vezes superiores para a educação e salários 15 vezes mais altos do que o resto da população.

Delimitação de espaços

Hermann Giliomee, professor de história da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, no livro The Afrikaners: Biography of a People (“Os Africânderes: Biografia de um Povo”, ainda inédito no Brasil), lançado em 2003, defende uma polêmica visão revisionista sobre o apartheid.

Para ele, o medo da perda de sua identidade cultural foi a força motriz das políticas segregacionistas africânderes. Primeiro a ameaça representada pelos britânicos e, depois, a generalização da pobreza entre os brancos teriam ressuscitado o temor da perda da supremacia.

Diana Wylie, no entanto, considera a tese puramente retórica. “Os políticos nacionalistas ganharam votos espalhando o medo da ‘obliteração cultural’, o que não quer dizer que todos os africânderes sucumbiram a esse medo. A ideia não leva em consideração que os líderes africânderes se beneficiaram pessoalmente disso”, afirma.

O fim de um regime de terror

O fato é que o governo da África do Sul comandado pelo partido africânder passou a adotar medidas cada vez mais duras contra a integração racial, o que só intensificou os protestos, assim como a repressão.

Em 1960, a polícia atirou em centenas de manifestantes negros em Sharpeville, matando 67 deles. A violência policial durante outra manifestação, dessa vez em Soweto, matou um menino de 12 anos. Ele e outros jovens pediam que o inglês e não o africâner fosse a língua ensinada nas escolas.

A violência usada em manifestações pacíficas começou a chamar a atenção da comunidade internacional. Em 1973, a Assembléia Geral da ONU considerou o apartheid um “crime contra a humanidade”. A resistência dos segregados e o embargo econômico decretado pelos Estados Unidos em 1986 finalmente dobrou os nacionalistas. 

A pressão fez com que o presidente Frederik de Klerk começasse a derrubar as leis de segregação racial no início dos anos 1990. Cerca de 70% dos eleitores brancos votaram a favor da continuidade da nova política em um plebiscito. Depois de séculos, a opressão estava com seus dias contados na África da Sul.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

The Afrikaners: Biography of a People (Edição em Inglês), de Hermann Giliomee (2003) - https://amzn.to/2HMagvM

An African Volk: The Apartheid Regime and Its Search For Survival (Edição em Inglês), de Jamie Miller (2019) - https://amzn.to/37Rnthl

Apartheid (Edição em Inglês), de Michael Morris (2012) - https://amzn.to/3mEwChD

The Rise and Fall of Apartheid (Edição em Inglês), de David Welsh (2010) - https://amzn.to/35MOVdr

Racismo Estrutural, de Silvio Almeida (2019) - https://amzn.to/35Sq9sK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W