Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arte

A curiosa história da senhora que tinha uma obra avaliada em milhões de euros e não sabia

No ano de 2019, uma idosa francesa descobriu que tinha um verdadeiro tesouro em casa

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/01/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pintura é datada de em torno de 1280 - Divulgação
A pintura é datada de em torno de 1280 - Divulgação

No ano de 2019, uma senhora de idade descobriu que tinha em mãos um valiosíssimo quadro em sua casa, na cidade francesa de Compiegne. Ela estava prestes se desfazer do objeto artístico, o qual estava pendurado na parede de sua cozinha, quando descobriu se tratava de uma arte do pintor italiano Giovanni Cimabue, que viveu entre 1240 e 1302.

Mas como tudo isso aconteceu?

Bom, em junho daquele ano, uma senhora que na época tinha 90 anos, vendeu a sua casa e tinha apenas uma semana para organizar seus móveis e se desfazer do que não tivesse mais importância.

Para certificar-se de que não havia nada de valor no imóvel, contratou um leiloeiro que seria responsável por analisar cada item. Para sua surpresa, um quadro que se encontrava em sua cozinha pendurado acima do fogão era muito valioso.

"Tive que abrir espaço na minha agenda, se não o fizesse, tudo teria ido para o lixo", declarou a leiloeira PhilomeneWolf ao jornal francês Le Parisien.

A obra conhecida como "Cristo Menosprezado", de autoria do pintor Cimabue e datada de em torno do ano 1280, representou uma grande renovação para a pintura bizantina, uma vez que influenciou a arte pré-renascentista.

A partir de um exame de reflectografia infravermelha foi possível constatar que a obra estava em condições excelentes, ainda que fosse necessário realizar alguns retoques. 

De acordo com os historiadores, há apenas dez obras do pintor em madeira, sendo que nenhuma delas possui assinatura.

'Cristo Menosprezado' conta com dimensões de 25,8 por 20,3 cm e foi realizada à base de tinta têmpera sobre fundo dourado. Ela fazia parte de um díptico, conjunto de oito imagens que tinham como tema a Paixão de Cristo.

Maestà, de Cimabue / Crédito: Wikimedia Commons

Até então, pensava-se que apenas duas delas haviam resistido ao tempo: "O Flagelo de Cristo", que está na Coleção Frick, em Nova York e "A Virgem com criança entronizada com dois anjos", localizada na National Gallery, em Londres.

"Os traços da moldura antiga, os pontinhos redondos executados da mesma maneira, o estilo, a ornamentação do fundo dourado e a correspondência dos painéis confirmam que essas obras eram a aba esquerda do mesmo díptico", declarou a casa de leilões, Actéon.

Quadro de Cimabue / Crédito: Wikimedia Commons

O leilão

A obra, inicialmente avaliada entre 4 e 6 milhões de euros, foi comprada por 24,1 milhões d euros (cerca de 154 milhões de reais) em um leilão realizado na cidade de Senlis. Entretanto, a casa de leilões não informou quem comprou o quadro. 

"É de fato o quadro primitivo mais caro vendido no mundo, sendo também o sétimo quadro antigo mais caro já negociado, atrás de 'Salvator Mundi', de Leonardo da Vinci, o 'Massacre dos inocentes', de Rubens, um Pontormo, um Rembrandt, um Rafael e um Canaletto", declarou a Actéon à AFP na época.


+Saiba mais sobre arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W