Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Civilizações

As curiosas origens da expressão 'a sorte está lançada'

Dos jogos de azar aos antigos romanos, a icônica frase representa a expectativa gerada pela tomada de uma importante decisão

Adriana Küchler Publicado em 03/10/2021, às 08h00 - Atualizado em 13/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Free-Photos
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Free-Photos

Após tomar uma decisão importante e arriscada e quase sempre irreversível, costuma- se dizer que 'a sorte está lançada'. A frase tem suas origens nos jogos de dados comuns na Roma Antiga, mas entrou para a história quando foi dita pelo grande general romano Júlio César (100 a.C. a 44 a.C.). Ao lado de Pompeu e Crasso, César havia composto o Primeiro Triunvirato, que governara Roma até a morte de Crasso, em 53 a.C.

Em 49 a.C., César era o cônsul na Gália e, diante da crescente influência de Pompeu sobre Roma, resolveu levar suas tropas para a capital. Às margens do Rio Rubicão, no limite entre os territórios governados por César, e de Roma, em poder de Pompeu, Júlio César parou. Atravessar o rio exigia uma autorização do Senado.

O general foi até a margem e disse: “A sorte está lançada” ou 'Alea jacta est', em latim. Era uma declaração de guerra. “A invasão foi seguida por cinco anos de guerra civil. Pompeu foge para o Egito e é morto. César toma o poder em Roma e se declara ditador vitalício”, afirmou o historiador Manuel Rolph.

Mas se a sorte pareceu soprar a favor de César, ela mudaria rapidamente de direção. Acontece que, em meados de 44 a.C., os dados foram jogados por outra pessoa e o ditador acabou assassinado a punhaladas por uma conspiração de senadores.