Matérias » Personagem

Da Chegada ao Santos a Copa de 70: Os passos de Pelé no mundo do futebol

Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento chegou aos 15 anos no Santos e superou diversas adversidades para ganhar três vezes a Copa do Mundo

Fabio Previdelli Publicado em 20/10/2020, às 11h03

Pelé abraçando Jairzinho após título da Copa de 1970
Pelé abraçando Jairzinho após título da Copa de 1970 - Divulgação/ Fifa

Em 1956, Waldemar de Brito, ex-jogador e treinador de Pelé, resolveu levá-lo para um período de testes no Santos Futebol Clube. À administração do time da Vila, Brito afirmou que o jovem de 15 anos seria “o maior jogador de futebol do mundo”. 

Apesar do magrelo de canelas finas ter desembarcado na Vila Belmiro com certa timidez, isso logo foi superado. Nos treinos Pelé era diferente, não só diferente por sua postura, mas diferente dos outros jogadores, diferente de tudo que já havia sido visto no futebol.  

Com um desempenho cada vez mais vistoso, não demorou muito até que fizesse estreia pelo alvinegro praiano. Em 7 de setembro daquele ano, Pelé entrou em campo pela primeira vez como profissional e fez logo questão de deixar sua marca naquele 7x1 contra o Corinthians de Santo André. 

Foto de Pelé quando chegou ao Santos / Crédito: Divulgação/Instagram/ Pelé

 

Sua primeira oportunidade com a amarelinha aconteceu pela Copa Roca, que atualmente é conhecida sob a alcunha de Superclássico das Américas — competição que coloca frente a frente os selecionados de Brasil e Argentina. Na primeira partida, saiu do banco para descontar a vantagem de 2x0 feita pelos Hermanos. Já na partida seguinte marcou um dos dois gols do triunfo brasileiro. Era seu primeiro título pela seleção. 

Naquele momento, tudo parecia rumar conforme o planejado até sua primeira Copa do Mundo. Mas uma infelicidade colocou diversas incertezas na cabeça de Pelé. Em um jogo-treino da Seleção, saiu lesionado, deixando o gramado chorando. 

A primeira Copa de Pelé

Pelé chegou a Suécia com dores em seu joelho e, apesar do tratamento intenso do qual foi submetido, não conseguiu se recuperar a tempo da estreia diante da Áustria. Seu debute só ocorreria no terceiro jogo da fase de grupos. Azar da União Soviética, que viu os canarinhos cantarem mais alto em duas ocasiões, com ambos os tentos marcados por Vavá

Pelé desencantou logo no jogo seguinte, fazendo o gol solitário da vitória contra o retrancado País de Gales. Na semifinal veio o passeio, marcou três vezes contra os franceses, naquele espetacular e elástico 5x2. Esse placar, inclusive, foi o mesmo da final contra os suecos, donos da casa. 

Pelé chorando ao conquistar a copa de 1958 / Crédito: Wikimedia Commons

 

No jogo que valia o título, Pelé balançou as redes duas vezes, sendo um deles um memorável gol onde domina a bola no peito e dá um chapéu num defensor sueco antes de desbancar o arqueiro com um forte chute rasteiro. De quebra, além do título, ganhou o prêmio de revelação e também cumpriu a promessa que havia feito a seu pai. 

As copas do Mundo de 1966 e 1970 

Ao chegarem a Inglaterra para a disputa de mais uma Copa do Mundo, a Seleção Brasileira era vista como favorita para ficar com o título. Mas neste momento, o mundo já conhecia a capacidade técnica de Pelé, que foi caçado desde o primeiro jogo — saindo lesionado na vitória por 2x0 contra Bulgária. 

Pela terceira vez na história Pelé não iria disputar todas as partidas de um mundial. Mas, desta vez, a superação que houve em 1962 não aconteceu e o Brasil acabou eliminado após perder para a Hungria e para Portugal. O Rei até chegou a disputar esse último jogo, mas apanhou em campo e terminou o jogo mancando. Com a frustração, prometeu que jamais jogaria outra Copa do Mundo. A decisão perdurou por dois anos. 

Convocado no início de 1969, recusou, a princípio, o convite, mas voltou atrás a tempo de disputar seis jogos pelas eliminatórias. Comandados por Pelé, a seleção foi reformulada para o México, perdendo nomes importantes que se aposentaram: como Garrincha e Djalma Santos. Por outro lado, outros excelentes jogadores se uniram ao plantel, que foi rejuvenescido. 

Pelé durante a Copa do Mundo de 1970 / Crédito: Divulgação/ Fifa

 

Frequentemente considerada a maior equipe da história do futebol, o quinteto formado por Jairzinho, Pelé, Gérson, Tostão e Rivellino formavam um ataque excepcional. Logo no primeiro jogo, a seleção mostrou a que veio e goleou a Tchecoslováquia por 4 a 1. Mas o que realmente marcou essa partida foi um lance espetacular protagonizado por Pelé

Parado no círculo central, ele recebeu a bola limpa e, ao ver o goleiro Ivo Viktor adiantado, arriscou um chutaço por cobertura. A bola passou rente à trave, mas o lance entrou para a história como “o gol que Pelé não fez”. 

Mas isso seria apenas a cereja no bolo daquela conquista. Invictos e imparáveis, o Brasil chegou no Estádio Azteca, na Cidade do México, para enfrentar a Itália numa final que seria memorável. Com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, a seleção canarinho conquistava o tri mundial e ficava em definitivo com a Taça Jules Rimet. Ao fim da partida, o zagueiro Tarcisio Burgnich, responsável por marcar Pelé, falou: "Eu disse a mim mesmo antes do jogo: 'ele é feito de pele e ossos como todo mundo' – mas eu estava errado".


+ Saiba mais sobre Pelé através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pelé. A Importância do Futebol, de Edson Arantes do Nascimento (2014) - https://amzn.to/34em6r3

Pelé. A Autobiografia, de Pelé (2006) - https://amzn.to/2IKLgoS

Why Soccer Matters: A Look at More Than Sixty Years of International Soccer, de Pelé e Brian Winter (2014) - https://amzn.to/3jcYAyP

Pelé, a Minha Vida, de Pelé (2006) - https://amzn.to/37n48EM

Por amor ao futebol!, de Pelé e Frank Morrison (2010) - https://amzn.to/34cyh7O

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W