Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Da conectividade sem fio aos aparelhos móveis: Nikola Tesla, o gênio que previu o futuro

O físico contribuiu cientificamente para tecnologias indispensáveis hoje em dia, mas previu coisas muito a frente do próprio tempo

Caio Tortamano Publicado em 01/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nikola Tesla fez ousadas previsões do futuro durante a vida - Getty Images
Nikola Tesla fez ousadas previsões do futuro durante a vida - Getty Images

Enquanto vivo, Nikola Tesla já era um grande visionário. Hoje, é considerado um gênio, e sua fama se faz valer mais ainda por conta de algumas previsões específicas feitas pelo engenheiro e físico no século 19 que hoje são realidade, e provavelmente você tem consigo.

Para se ter uma noção da influência que o homem nascido na Croácia tem nos dias de hoje, os sistemas elétricos que usamos agora foram pensados por ele, com a corrente alternada — ideia imaginada e defendida por ele — sendo muito difundida hoje em dia por conseguir percorrer maiores distâncias.

Confira quatro previsões que Tesla fez para o futuro.

4. Conectividade sem fio

Essa foi uma das temáticas que mais vislumbravam o inventor, que muito queria conseguir criar tecnologias sem fio para transmitir dados com maior facilidade. Em seus diários e obras, era possível ver que Nikola afirmava ser possível que um dia sinais telefônicos, documentos e mensagens fossem enviados sem fio. 

Nikola Tesla em seu laboratório em Colorado Springs, EUA / Crédito: Getty Images

Com a grande invenção do Wi-fi, essa previsão do estudioso não somente parece correta,  como também se mostra possível, estando presente em grande parte dos países. 

3. Aparelhos móveis

Durante entrevista para uma revista americana, em 1926, Nikola Tesla apresentava suas ideias sobre a tal da tecnologia que enviaria imagens, músicas e filmes para todas as partes do mundo. Era a curiosa "tecnologia de bolso".

Dificilmente imaginou os celulares exatamente do jeito como eles são hoje em dia, mas afirmou que seria possível participar de eventos remotamente, como se estivéssemos fazendo parte do momento. Isso foi colocado ainda mais a prova diante da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de distanciamento social.

2. Máquinas remotas

Em 1898, Tesla fez a primeira demonstração de um aparato controlado de forma remota, sem a necessidade de conectar um fio entre o centro de comando e o objeto. A conectividade sem fio estava longe de se desenvolver, mas o passo espetacular do físico foi fundamental para a existência de controle remotos.

Tesla em seu laboratório / Crédito: Getty Images

Ele acreditava que as máquinas remotas teriam uma função primordial na vida das pessoas, acertando em cheio quando pensamos no uso que damos para equipamentos como drones, controles de televisão, e os já mencionados celulares.

1. Aviões comerciais

Sempre foi o sonho do homem dar a volta ao mundo em menos tempo possível, vide a notória obra de Júlio Verne escrita em 1872, Volta ao Mundo em 80 Dias. Tesla pensou na possibilidade de aviões transportarem um grande número de pessoas em grande velocidade entre lugares distantes.

"A aplicação mais valiosa da energia sem fio será a propulsão de máquinas voadoras sem combustível, livres de qualquer limitação, como as que existem nos atuais dirigíveis. Poderemos viajar de Nova York até a Europa em apenas poucas horas", garantia o inventor. Por mais que ainda só utilizemos aviões com combustível, ele chegou bem perto.


+Saiba mais sobre Nikola Tesla através das obras disponíveis na Amazon

Minhas invenções, de Nikola Tesla - https://amzn.to/2Qy53Jz

Nikola Tesla: Vida e Invenções em 61 Fatos, de Ler Digital- https://amzn.to/39Mrq5K

As fantásticas invenções de Nikola Tesla, de David Hatcher Childress - https://amzn.to/39Mt3QN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du