Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Literatura

Da perseguição de guerra a vinda para o Brasil: obra revela a emocionante saga de Ruth Sprung

A História De Ruth retrata a trajetória da artista plástica desde a libertação no Campo de Concentração de Ferramonti di Tarsia até a chegada em solo brasileiro

Victória Gearini Publicado em 09/07/2020, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra A História De Ruth (2019) - Divulgação / Editora UNESP
Capa da obra A História De Ruth (2019) - Divulgação / Editora UNESP

Ruth Sprung Tarasantchi é uma pesquisadora e historiadora de arte que nasceu em Sarajevo, Iugoslávia — atual Bósnia-Herzegovina — em 1933, mas vive no Brasil desde 1947. Considerada uma das maiores artistas plásticas e restauradoras da atualidade, a especialista é autora, ainda, da obra A História de Ruth. 

Trajetória de Ruth Sprung Tarasantchi 

Ruth passou boa parte de sua infância no vilarejo de Bugojno, até que em 1942 foi levada para o Castel Nuovo Don Bosco e, posteriormente, encaminhada para o Campo de Concentração de Ferramonti di Tarsia, próximo a Cosenza, no sul da Itália. 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a sobrevivente mudou-se para o Brasil, onde estudou no Colégio Santa Inês e conclui o Ensino Médio no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, passou a frequentar as aulas de modelo-vivo da Associação Paulista de Belas Artes, desenvolvendo interesse pelas artes plásticas. 

Durante três anos, Ruth tentou concluir o curso de medicina, mas sua paixão pela arte sempre falou mais alto. Pouco tempo depois, abandonou seu curso e ingressou na Escola de Belas Artes de São Paulo. Já em 1974, fez mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP), defendendo a dissertação A vida silenciosa na pintura de Pedro Alexandrino, em 1981. Cinco anos mais tarde, a tese de seu doutorado foi sobre pintores paisagistas em São Paulo.

Obra A História de Ruth

Lançada em 2019, em uma coedição entre a Editora UNESP e a KPMO Cultural, esta obra memorável de Ruth Sprung Tarasantchi  acompanha a trajetória da própria vida da artista, na mesma medida em que apresenta imagens que encontram um contraponto perfeito na poesia do texto. 

De caráter autobiográfico, esta obra imerge o leitor dentro do universo feminino por meio de narrativas que constroem os costumes e tradições judaicas. Além do tempo e espaço, esta obra formidável mergulha, ainda, nas lembranças de personagens que ainda hoje moram nas memórias de Ruth. 

A artista conta lembranças pessoais de sua infância ao lado de amigos e entes queridos, passando pela sua estadia na Itália em decorrência da Segunda Guerra Mundial, pelo confinamento no Campo de Concentração em Ferramonti, até a libertação e a vinda para o Brasil, onde se casou e teve filhos e netos. 

Suas obras gráficas referem-se às suas percepções sobre a vida, personalidade, desejos e paixões. Por meio da arte, Ruth é capaz de mostrar a sua essência ao mundo de forma sutil e delicada, na mesma medida que denuncia um dos períodos mais opressores da História da humanidade. 

Disponível na Amazon, este livro emocionante revela imagens capazes de despertar emoções e sentimentos únicos, a partir dos álbuns de família que a artista apresenta no decorrer da eletrizante narrativa.


+Saiba mais sobre as obras de Ruth Sprung Tarasantchi disponíveis na Amazon: 

A História De Ruth, de Ruth Sprung Tarasantchi (2019) - https://amzn.to/2AIkxpa

Pintores Paisagistas. São Paulo. 1890 a 1920, de Ruth Sprung Tarasantchi (2016) - https://amzn.to/2W0pJwg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W