Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Dana de Teffé: o desaparecimento que escandalizou o Brasil

A socialite era centro das atenções na sociedade carioca, e seu sumiço atormentou o país nos anos 60

Caio Tortamano Publicado em 22/05/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danna deTeffé - Wikimedia Commons
Danna deTeffé - Wikimedia Commons

Nascida na extinta Tchecoslováquia, em 1921, Dana Edita Fischerova era de uma família judia muito rica de Praga. Por conta de sua posição social, nunca teve de trabalhar e vivia com a riqueza de sua família, frequentando locais caracterizados pela classe alta.

Sua convivência com membros ricos da sociedade europeia resultou em três casamentos com notórios personagens antes de chegar ao Brasil em 1951. Seu primeiro casamento foi na Itália com um militar e político fascista chamado Ettore Muti.

Na Espanha, ela conheceu um notório dentista chamado Alberto Diaz de Lope Díaz e se casou depois da separação com Muti. Depois do romance com o espanhol, trocou a Europa pela América Latina e se casou com o jornalista mexicano Carlos Denegri.

Vivendo muito tempo em lugares diferentes, imaginou que o Brasil seria uma boa parada para si mesma. Vivendo no luxo e sob os holofotes da imprensa de celebridades, Dana rapidamente se tornou uma figura popular.

Casando-se pela quarta vez, conheceu o piloto e diplomata brasileiro Manuel de Teffé. Assim, adotou o nome do marido e permaneceu com o nome de casada mesmo após a separação. Depois do divórcio, a história de Dana teve uma trágica reviravolta.

Após ter contratado os serviços do advogado Leopoldo Heitor, os tabloides começaram a reportar que eles teriam uma suposta relação amorosa. Isso porque o advogado não tinha uma boa reputação; já havia sido processado por peculato e estelionato, mas mesmo assim tinha a confiança de Dana.

A situação virou um mistério em 1961, durante uma viagem de carro do Rio de Janeiro para São Paulo. Na companhia do advogado, seria a última vez em que Dana foi vista. O principal suspeito logicamente foi Leopoldo Heitor, que chegou a apresentar três versões para o sumiço da mulher.

Leopoldo Heitor, o conhecido como "Advogado do Diabo" / Crédito: Wikimedia Commons

No dia seguinte ao sumiço da socialite, Leopoldo deu entrada num hospital com um ferimento de bala na perna. Com um nome falso e nervoso, pediu que o médico que o atendeu não comentasse sobre o episódio.

Somente isso seria motivo suficiente para ter quase certeza de que o assassinato teria, ao menos, sido planejado por ele. Porém, a história piora, e logo dias depois do sumiço de Dana, o advogado se muda com mulher e filhos para o apartamento da desaparecida.

Em nove meses, a partir da fortuna de Dana e uma procuração em nome de sua antiga cliente, Leopoldo vendeu o apartamento de Teffé e embolsou meio milhão de reais somente com o negócio.

Um ano depois do desaparecimento que chocou o Brasil, Leopoldo Heitor foi preso sentenciado a 49 anos de prisão, mas conseguiu fugir. Só seria capturado anos depois. A condenação do suposto assassino no primeiro julgamento foi anulada e no segundo foi absolvido por falta do corpo da vítima.

Leopoldo passou nove anos preso, e quando foi libertado voltou a atuar como advogado em um escritório no centro do Rio de Janeiro.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon: 

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2013) - https://amzn.to/37ytKLz

Arquivos Serial Killers. Made in Brazil e Louco ou Cruel, de Ilana Casoy (2017) - https://amzn.to/2QL8gEj

Lady Killers: Assassinas em Série: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/2sLF3kJ

De frente com o serial killer: Novos casos de MINDHUNTER, Mark Olshaker (2019) - https://amzn.to/2sLF73X

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W