Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Das 70 mil cartas a aniversário duplo: 5 fatos pouco conhecidos sobre Elizabeth II

Apesar de ser a monarca que reina por mais tempo no mundo, ainda há muitas peculiaridades ocultas sobre a rainha. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 11/12/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Elizabeth II - Getty Images
Fotografia de Elizabeth II - Getty Images

Nascida como Elizabeth Alexandra Mary, no ano de 1926, em Mayfair, Londres, Inglaterra, a filha do duque e da duquesa de York, viu sua vida mudar após seu tio Edward VIII abdicar do trono há exatos 84 anos, em 11 de dezembro de 1936.

Depois que seu pai Rei George VI, se tornou o monarca do Reino Unido, a jovem Lilibeth sabia que um dia essa responsabilidade seria sua. Atualmente, aos 94 anos de idade, a Rainha Elizabeth II viveu a maior parte de sua vida sendo vigiada pelo público.

Contudo, apesar de ser a monarca que reina há mais tempo na história, 68 anos no total, ainda existem peculiaridades sobre a inglesa que a maioria das pessoas talvez não saiba.

Pensando nisso, separamos 5 curiosidades pouco conhecidas sobre a Rainha Elizabeth II.

1. Dois aniversários

Todos os anos, a rainha comemora dois aniversários. A monarca nasceu em 21 de abril de 1926, mas, ela também sempre celebra essa data especial uma segunda vez, quando o tempo está melhor para a realização de um desfile.

O dia escolhido a cada ano é celebrado como seu aniversário oficial, mas, essa não foi uma decisão da rainha. A escolha se deu com uma tradição iniciada em 1748, pelo rei George II.

O homem havia nascido no mês de novembro, uma época de muito frio no Reino Unido, por isso, ele decidiu separar uma data especial quando o tempo estivesse mais agradável para a celebração de seu aniversário com um desfile anual, iniciando uma tradição seguida até hoje.

Rainha durante celebração / Crédito: Getty Images

2. Bilíngue

Sabe-se que Elizabeth II não frequentou a escola tradicional. Durante sua infância a mulher foi ensinada em casa e teve diversos tutores, incluindo sua babá — que foi uma figura crucial na educação da monarca.

Apesar de não ter vivido os padrões de estudo seguidos hoje em dia por seus bisnetos, a nobre aprendeu muito quando estudou em casa e também adquiriu conhecimento com as inúmeras viagens que fez ao redor do mundo.

Desde jovem, a rainha aprendeu a falar francês com suas governantas. Elizabeth II fala o idioma da França fluentemente. De acordo com o site oficial da realeza britânica, essa habilidade linguística ajuda muito a rainha em seus eventos oficiais pelo globo.

“Ela sempre tem motivos para usá-la ao falar com embaixadores e chefes de estado de países de língua francesa do Canadá”, revela a publicação.


3. Inúmeras cartas

Uma das figuras mais conhecidas do planeta, Elizabeth II costuma arrastar multidões por onde passa. Apesar das tecnologias atuais e de até mesmo ter uma conta oficial no Instagram comandada pelo Palácio de Buckingham (@theroyalfamily), a Rainha continua recebendo milhares de cartas.

De acordo com uma reportagem publicada pela revista Harper's Bazaar, em 2018, a monarca chega a receber 70 mil cartas por ano. Segundo o site oficial da realeza, a rainha tem muito interesse nas mensagens que recebe e tenta ler a maioria das cartas.

Rainha Elizabeth II sendo recebida por uma multidão em 2012 / Crédito: Getty Images

4. O esmalte escolhido

Sabe-se que na monarquia britânica, diversos protocolos precisam ser seguidos, obviamente, algumas das regras também valem para a rainha. As mulheres que fazem parte da realeza, não podem usar esmaltes escuros nas unhas.

Pensando nisso, há muitos anos, Elizabeth II, escolheu um esmalte específico para chamar de seu e a cor faz sucesso no Reino Unido. No ano de 1989, a rainha escreveu uma carta para a fabricante de produtos de unha Essie, para que a empresa enviasse um frasco específico de esmalte ao Palácio de Buckingham.

Trata-se de um tom cor-de-rosa bem claro e suave chamado de Sapatilhas de Ballet, usado pela rainha desde então e nomeado por muitos como o esmalte oficial da nobre.


5. Próprio flautista

Outra curiosidade sobre a rainha foi revelada na reportagem da Harper's Bazaar. De acordo com a publicação, Elizabeth II conta com um funcionário que tem uma posição singular.

Em uma tradição iniciada pela Rainha Vitória, trata-se de um flautista que fica por 15 minutos embaixo da janela da soberana tocando durante ocasiões oficiais. 


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7