Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Das polêmicas aos vários casamentos: a intimidade de Jennie Jerome, mãe de Winston Churchill

Conhecida por ser uma mulher à frente de seu tempo, a trajetória da socialite foi marcada por polêmicas

Penélope Coelho Publicado em 26/07/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Lady Randolph Churchill em 1880 - Wikimedia Commons
Retrato de Lady Randolph Churchill em 1880 - Wikimedia Commons

Nascida em uma rica família dos Estados Unidos, Jennie Jerome, não veio ao mundo para ser comum, não somente pela conhecida figura que gerou em seu ventre, mas, também por seus atos considerados arbitrários para uma mulher na época em que viveu.

Jennie nasceu em 9 de janeiro de 1854, em Nova York nos Estados Unidos, filha de Clarissa e Leonard Gerome — um acionista milionário de grande influência no país. Dona de uma beleza notável, desde muito jovem, a garota demonstrou interesse pela escrita e por isso, trabalhou em editora de revistas.

A jovem contrariou sua família quando aos 20 anos de idade, decidiu se casar com o inglês Randolph Churchill — o terceiro filho de John Winston Spencer-Churchill, sétimo Duque de Marlborough.

Jennie (grávida de Winston) ao lado de Randolph Churchill / Crédito: Wikimedia Commons

Dona de si e independente, ela se casou em 1874 mesmo contra a vontade dos pais, e passou a ser chamada de Lady Randolph. O casal teve dois filhos: John e Winston. Na gravidez daquele que viria a ser o primeiro-ministro do Reino Unido, algumas pessoas colocaram em dúvida a concepção do menino. Winston nasceu oito meses após o casamento, especula-se que Jennie na verdade tenha engravidado antes de se casar.

Já com o nascimento do segundo filho John, as irmãs de Randolph acreditavam que o menino não era um filho legítimo. Apesar dessa teoria nunca ter sido confirmada, devido à semelhança do menino com Randolph Churchill, as dúvidas surgiam — já que o casal não era exatamente fiel.

Apesar da relação rápida e fervorosa, Lady Randolph e seu marido não viviam uma vida conjugal que se encaixasse nos padrões da época. Acredita-se que ela e o esposo mantinham relações fora do casamento, Jennie teria vivido um caso com o príncipe de Gales.

Outros casamentos

Como mãe, a mulher tinha uma boa relação com os filhos, porém, não os criou de perto. Winston adorava sua progenitora, mas, foi durante sua fase adulta que eles se tornaram mais próximos. A senhora Churchill chegou até a influenciar o filho em suas decisões políticas, tornando-se uma verdadeira mentora. Jerome era conhecida como uma mulher extremamente inteligente, desenvolta e cativante.

Lady Randolph com seus dois filhos, John e Winston, em 1889 / Crédito: Wikimedia Commons

Em 1895, seu primeiro marido, Lord Randolph, faleceu. Apesar da tristeza, a mulher não demorou muito para se abrir novamente para outras relações. Enfrentando julgamentos, Jennie decidiu se casar novamente em 1900, com o capitão da Guarda Escocesa, George Cornwallis-West.

A polêmica sobre essa nova união não aconteceu somente por ter sido tão rápida, mas principalmente por George ser um homem mais novo, apenas 16 dias mais velho do que Winston. Nesse período, a norte-americana se dedicou à sua outra paixão e escreveu inúmeras peças de teatro.

O casal se divorciou em 1914, e quatro anos depois, a escritora se casou de novo, dessa vez com Montagu Phippen Porch, um homem três anos mais novo que o primogênito de Jerome.

Em maio de 1921, enquanto seu novo esposo estava em uma missão na África, Jennie foi visitar uma amiga e acabou sofrendo um acidente. A mulher — que estava usando novos sapatos de salto alto — escorregou da escada e quebrou o tornozelo. Devido às complicações, sua perna esquerda gangrenou e precisou que ser amputada, em 10 de junho daquele mesmo ano.

Quando pensou que estava conseguindo se recuperar bem da cirurgia, Lady Randolph sofreu uma hemorragia interna em uma artéria de sua coxa. A mãe de Churchill não resistiu e acabou morrendo em 29 de junho de 1921, aos 67 anos de idade.


+ Saiba mais sobre Churchill por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Churchill: Uma vida vol. I, Martin Gilbert (2016) - https://amzn.to/34LWLT7

Churchill: Uma vida vol. II, Martin Gilbert (2016) - https://amzn.to/2LiTnYc

Grandes homens do meu tempo, Winston S. Churchill (2019) - https://amzn.to/2qizhpJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du