Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

De Che Guevara a Eva Perón: 10 figuras históricas que tiveram seus cadáveres exumados

Alguns dos corpos já chegaram a ser retirados de seu local de descanso por mais de cinco vezes

Daniela Bazi Publicado em 18/12/2019, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Che Guevara e Evita Perón - Getty Images
Che Guevara e Evita Perón - Getty Images

O ato da exumação normalmente é feito para mover um corpo de sua sepultura, ou até mesmo levá-lo para outro local. Na História, diversas figuras tiveram seus corpos exumados por razões diferentes e curiosas.

Conheça 10 casos de nomes históricos que foram exumados.

1. Cristóvão Colombo

Os restos do descobridor da América já foram movidos de lugar inúmeras vezes. Antes de morrer, Cristóvão pediu que fosse enterrado no novo continente. Entretanto, na época de seu falecimento, em1506, não havia nenhuma igreja adequada para seu sepultamento no lugar em que desejava.

Com isso, Colombo foi enterrado na cidade de Valladolid, na Espanha, e depois movido para Sevilha. Anos depois, ele foi transferido para Santo Domingo, na ilha caribenha de Hispaniola, atual capital da República Dominicana.

Uma caixa com o nome de Colombo está enterrada em Santo Domingo, mas pesquisadores afirmam serem os restos de seu irmão / Créditos: Getty Images

No final do século 17, parte da ilha foi cedida à França, e Colombo teve seu corpo novamente movido. Dessa vez ele foi levado para Cuba onde, em 1898, após a Revolução Cubana, foi retirado e teve seu corpo de volta a Sevilha.

2. Czar Nicolau II e sua família

Último czar do Império Russo, Grã-Duque da Finlândia e rei da Polônia, Nicolau II perdeu seu poder durante a Revolução Bolchevique, de 1917, e foi executado junto de sua família no ano seguinte, onde foram enterrados secretamente.

Czar Nicolau II com sua esposa e seus cinco filhos / Créditos: Getty Images

Seus corpos só foram encontrados em 1979, perto da cidade de Sverdlovsk, por um arqueólogo que não conseguiu confirmar de imediato se era realmente o czar e sua família. No mês de janeiro de 1998, os restos mortais da família foram desenterrados e finalmente identificados através de exames de DNA.

Atualmente eles estão sepultados na Catedral de São Pedro e São Paulo, na cidade de São Petersburgo, ao lado de outros líderes russos.

3. Charlie Chaplin

O ator e diretor Charlie Chaplin morreu dormindo no dia do Natal em 1977, após um derrame cerebral. Um ano depois, em 1º de março de 1978, seu corpo foi exumado e enterrado em outro terreno por dois homens desconhecidos que pediram o resgate do corpo ao advogado de Chaplin.

Chaplin interpretando seu maior personagem Carlito, no filme O Ditador / Créditos: Getty Images

A polícia conseguiu prender os meliantes três meses depois, e o corpo foi levado novamente ao seu lugar de descanso original, no cemitério de Corsier-sur-Vevey, vila na Suíça em que Charlie viveu durante os últimos 25 anos de vida.

4. Eva Perón

Evita Perón morreu de câncer em 1952. A mulher do ex-presidente argentino Juan Domingo-Perón iria ser embalsamada e enterrada em um mausoléu, mas desapareceu por 16 anos.

Eva junto de seu marido Juan Domingo-Perón / Créditos: Getty Images

Segundo o escritor argentino Tomás Eloy Martínez no livro Santa Evita, o corpo da ex-primeira dama esteve em Milão, na Itália, onde foi disfarçado como sendo o corpo de uma freira, e por Madri, na Espanha, sendo guardado por seu marido que estava ali exilado dentro de casa por anos.

De acordo com as análises feitas no corpo de Eva, em algum momento após a sua morte ela teria sofrido golpes de martelo e teria sido abusada sexualmente.

5. Simón Bolívar

O corpo do herói das lutas pela independência latino-americana Simón Bolívar já foi exumado quatro vezes. A primeira vez foi em 1842, para transferi-lo de Santa Marta, na Colômbia, para a Catedral de Caracas. Em 1876, ele foi movido novamente, desta vez para o Panteão Nacional.

Estátua em homenagem a Bolívar na Venezuela / Créditos: Getty Images

Sua exumação em 1942 foi feita para novas investigações no corpo, e a de 1972 para levar seus restos mortais a um túmulo que foi especialmente desenhado. A última vez em que foi exumado aconteceu no ano de 2010, ordenado por Hugo Chávez, com o objetivo de analisar a causa da morte de Bolívar.

6. Salvador Allende

O ex-presidente chileno foi encontrado morto em 1973 no seu gabinete, após uma investida militar liderada por Augusto Pinochet. No ano de 2011, seu corpo foi exumado para esclarecer se o presidente havia cometido suicídio ou foi executado, fazendo parta da investigação de dezenas de mortes que ocorreram durante o governo de Pinochet.

Salvador Allende durante uma conferência de imprensa no Chile / Créditos: Getty Images

Entretanto, essa não foi a única vez. O corpo do líder chileno já havia sido exumado em 1990, no final do regime Pinochet, para ser transferido de um local clandestino a um cemitério de verdade.

7. Che Guevara

Após ser morto na Bolívia, o corpo do revolucionário argentino foi enterrado em uma cova anônima, para evitar peregrinações e com suas mãos amputadas, com o intuito de levar suas impressões digitais levadas a Buenos Aires.

Che Guevara foi morto em 1967 / Créditos: Getty Images

Seu corpo foi exumado em 1997, após investigadores encontrarem seu corpo em Vallegrande, e o transportarem para seu mausoléu em Cuba, junto de 29 guerrilheiros.

8. Jesse James

Gângster e ladrão de bancos reconhecido, Jesse James teve seu corpo exumado em 1995, para que fossem feitos exames de DNA. Desde seu falecimento em 1882, existiram boatos de que ele teria forjado a própria morte. Os exames confirmaram que era o corpo de Jesse James, já que o DNA era compatível com seus descendentes.  

Jesse era membro da gangue Quantrill's Raiders, junto de seu irmão / Créditos: Getty Images

9. Oliver Cromwell

Líder de tropas parlamentares durante a Guerra Civil Britânica contra a monarquia no século 17, Cromwell foi exumado e decapitado após a restauração da monarquia em 1660.

Pintura feita em 1656, de Oliver Cromwell

O fim de seu corpo não é certo. Muitos acreditam que ele foi jogado em uma vala onde hoje é o centro da cidade de Londres, enquanto sua cabeça foi exibida em Westminster.

10. Adolf Hitler

A exumação do corpo do ditador nazista aconteceu através de tropas soviéticas que haviam invadido Berlim, e acabaram o enviando para diversos lugares.

Hitler durante um desfile nazista / Créditos: Getty Images

Atualmente, não se sabe a localização exata do corpo de Hitler. Russos afirmam que seus restos mortais estão enterrados no território alemão, enquanto outros dizem que seu crânio e mandíbula foram levados para Moscou.