Matérias » Reino Unido

De cortes financeiros a perda de títulos: veja o que Harry e Meghan perderam ao saírem da realeza

Após a polêmica entrevista à Oprah Winfrey no último domingo, 7, o casal pode perder ainda uma série de outros privilégios reais

Victória Gearini Publicado em 11/03/2021, às 16h45

Casal Meghan Markle e Harry
Casal Meghan Markle e Harry - Getty Images

No último domingo, 7, o príncipe Harrye sua esposa Meghan Markle concederam uma entrevista exclusiva à conceituada apresentadora de TV, Oprah Winfrey. A conversa escandalizou a sociedade britânica, pois, sem aviso prévio à Rainha Elizabeth II, o casal fez uma série de revelações bombásticas sobre os bastidores da família real. 

Em 2020, o herdeiro e sua esposa já haviam anunciado o afastamento de suas funções reais. Na época, o escândalo foi amplamente noticiado pelos principais tablóides do país. Contudo, recentemente, a dupla fez outras revelações polêmicas que podem fazê-los perder outros privilégios da realeza.

Perda de privilégios reais 

De acordo com a Revista Monet, após os dois anunciarem em 2020 que se mudariam para os Estados Unidos e que abririam mão de suas funções, a família real fez um acordo com o casal. Na época, Meghane Harry alegaram que queriam ter uma vida "normal", ao lado do filho pequeno Archie Harrison.

Fotografia do Príncipe Harry e Meghan Markle na entrevista / Crédito: Getty Images

 

Segundo a revista, desde que se mudaram para outro país, a dupla foi cortada de fundos financeiros, perdeu privilégios reais e foram removidos de títulos militares, que foram distribuídos entre os demais membros da realeza.

Em fevereiro deste ano, de acordo com a Folha de S.Paulo, o casal já havia perdido o direito de assinar com o acrônimo HRM (Sua Majestade Real, Sua Alteza Real). A partir de tal decisão, a dupla não poderia mais representar a majestada ou a monarquia britânica.

A situação só se agravou após a entrevista dada à Winfrey, conforme noticiou o jornal britânico The Times. De acordo com o veículo, Elizabeth II desta vez estaria muito mais furiosa com as declarações dadas pelo neto. A imprensa afirmou, ainda, que a soberana deverá tomar a decisão final sobre manter ou não os títulos de duque e duquesa de Sussex. 

As recentes revelações polêmicas 

Após as polêmicas declarações do príncipe e de sua amada, o canal GNT anunciou que nesta quinta-feira, 11, irá transmitir a entrevista exclusiva do casal. A conversa irá ao ar no Brasil às 22h30, segundo o horário de Brasília. De acordo com o site Notícias da TV, o programa rendeu, ainda, um cachê de R$ 40 milhões à apresentadora. 

Meghan, Harry e o pequeno Archie / Crédito: Getty Images

 

Bem emocionada, Meghan revelou ter sido vítima de racismo e que teria cogitado tirar a própria vida. O duque, por sua vez, afirmou que ficava magoado com a forma como sua família tratava sua companheira. 

Essas e outras declarações polêmicas obrigaram a corte britânica criar um comitê de gerenciamento de crise, conforme foi divulgado pelo jornal britânico BBC. Além disso, o  príncipe Williamse pronunciou sobre o caso e alegou que a 'família real não é racista'.

ARainha Elizabeth II, por sua vez, se pronunciou através de um comunicado oficial emitido pelo Palácio de Buckingham, em que a soberana afirmou que “as questões levantadas na entrevista, especialmente as relacionadas ao tema da raça, são preocupantes”, conforme divulgou o portal UOL.

Ainda de acordo com o veículo, o comunicado disse que esses assuntos serão tratados privativamente pela família, que no momento encontra-se chateada com as últimas questões levantadas pelo filho de Lady Di e sua esposa.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7