Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

De onde vem a expressão "sair do armário"?

A origem é bem hétero e um tanto antiquada

Redação Publicado em 29/06/2019, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Shutterstock
Shutterstock

Sair do armário, não deve ser mais segredo para ninguém, quer dizer se assumir gay. Também pode ser usada para outros grupos que às vezes se ocultam, como ateus. É uma importação do movimento gay americano. Mas o que o armário tem a ver com isso? Alguém, um dia, literalmente saiu dele?

Mas sua origem é bem hétero e um tanto antiquada. Nos Estados Unidos do início do século 20, quem saía do armário era a debutante, em sua festa de 15 anos. Quando a família de uma jovem organizava esse tipo de festa, significava que ela estava sendo apresentada oficialmente à sociedade. Em inglês, esse ato leva o nome de come out, algo como surgir e emergir. E bailes de debutante serviam originalmente para isso: apresentar as adolescentes à sociedade, já em busca de um casamento.

Os gays adotaram o termo e seu sentido era originalmente próximo do baile: eram, afinal, apresentados a uma sociedade — que, então, era praticamente secreta. 

O armário só foi surgir nos anos 1960. Antes se falava em take off the mask (tirar a máscara), let his hair down (soltar o cabelo) ou drop the hairpins (deixar cair os grampos). É o que afirma o historiador George Chauncey, da Universidade de Yale e autor de Gay New York (sem tradução).

Segundo ele, armário foi importado de outra expressão popular nos EUA: skeletons in the closet  esqueletos no armário — um segredo condenador guardado a sete chaves. Numa evolução criativa, o armário passou a conter o próprio gay não assumido.