Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra

De participação de Tolkien a inovações: 5 fatos sobre a Batalha do Somme, iniciada há 105 anos

No dia 1° de julho de 1916, soldados britânicos e franceses travaram uma longa batalha que só terminaria mais de quatro meses depois

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/06/2021, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados britânicos iniciam a batalha do Somme - Domínio Público/Ivor Castle
Soldados britânicos iniciam a batalha do Somme - Domínio Público/Ivor Castle

A Batalha de Somme, ocorrida durante a Primeira Guerra Mundial, foi um dos conflitos mais mortíferos da história.

Travada nas imediações do rio Somme de um lado por alemães, e do outro, franceses e britânicos, ela teve início no dia 1º de julho de 1916 e se estendeu até 18 de novembro daquele ano.

Veja 5 curiosidades sobre o conflito. 

1. Um milhão de mortos 

Durante os mais de quatro meses de conflito, cerca de um milhão de soldados perderam suas vidas ao longo dos 24 km de extensão do território de batalha.

Somente no primeiro dia, 30 mil homens foram mortos em combate. No entanto, há muitos especialistas que enxergam o evento como algo completamente desnecessário, uma vez que houve um avanço de apenas 9 km pelo território por parte dos aliados, muito pouco frente aos danos sofridos.

Soldados que lutaram na Batalha de Somme / Crédito: Getty Images

2. Espírito cívico

A estratégia utilizada pelo Exército britânico para recrutar homens foi um grande destaque do período e baseava-se em propagandas que despertavam nas pessoas um espírito cívico e comunitário.

Assim, convocavam-se cidadãos a nível local e não nacional, criando os chamados "batalhões de camaradas", o que resultava numa sensação de maior proximidade entre os combatentes.

A estratégia, no entanto, significou maior sofrimento às comunidades, uma vez que cidades inteiras choravam por seus mortos. No dia 1º de julho, por exemplo, o 11º Regimento de East Lancashire enviou 784 "camaradas" para combate e, ao fim do dia, quase 600 deles haviam sido mortos ou feridos.

Avião utilizado na batalha / Crédito: Getty Images

3. Uso de tanques e aviões

Grandes inovações tecnológicas começaram a ser utilizadas na Batalha de Somme. No dia 15 de setembro, os britânicos estrearam o tanque de guerra, utilizando 48 exemplares do modelo Mark I. Desse total, apenas 21 conseguiram chegar à linha de frente, mas significaram uma grande mudança na forma de se fazer guerra.

Também os aviões, que já eram utilizados em combate desde 1914, estavam entre as novas tecnologias que fizeram parte da Batalha do Somme.

4. Nomes conhecidos

Muitas figuras conhecidas lutaram no longo conflito. O escritor J. R. R. Tolkien, criador de obras como 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis', e o compositor Ralph Vaughan Williams foram algumas delas. Também o pai de Anne Frank, Otto, quem ficou conhecido a partir do diário escrito pela filha, lutou nessa batalha.

J. R. R. Tolkien com uniforme do exército, em 1916 / Crédito: Domínio Público/Hohum

Depois de passar pela Primeira Guerra, o homem nascido em Frankfurt, ainda sofreu os horrores da Segunda, tendo sido o único de sua família a sobreviver ao Holocausto.

Outro nome conhecido foi ninguém menos que Adolf Hitler, que lutou nas trincheiras aos 25 anos de idade.

5. Uma guerra registrada em vídeo

A batalha ainda ficou conhecida por ter sido o primeiro conflito armado a ser filmado. Cerca de 20 milhões de pessoas que viviam no Reino Unido naquela época foram até os cinemas para assistir ao documentário 'A Batalha do Somme'. 


+Saiba mais sobre a Primeira Guerra Mundial por meio de obras disponíveis na Amazon:

A Primeira Guerra Mundial: Os 1.590 dias que transformaram o mundo, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2JVvNzt

A história da Primeira Guerra Mundial: 1914-1918, de David Stevenson (2019) - https://amzn.to/2xktyDd

A primeira guerra mundial: História Completa, de Lawrence Sondhaus (2013) - https://amzn.to/3aVNnPP

A Primeira Guerra Mundial: Que acabaria com as guerras, de Margaret MacMillan (2014) - https://amzn.to/2RsQjfa

Primeira guerra mundial: 886, de Michael Howard (2010) - https://amzn.to/2wvFCRL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W