Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / África

De religião a organização política: 5 curiosidades sobre a África Subsaariana antes dos Europeus

Existiram no continente africano diversos reinos e impérios ao longo dos séculos, sendo muitos deles de enorme influência e poder

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/04/2021, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O imperador do Mali no século 14, Mansa Musa - Wikimedia Commons
O imperador do Mali no século 14, Mansa Musa - Wikimedia Commons

Ao contrário da civilização egípcia, que é sempre lembrada e, por muitas vezes, enaltecida, a história da África Subsaariana é pouco conhecida. Entretanto, há muito que aprender sobre os povos que habitaram a região, afinal, foi no continente africano que surgiram as primeiras civilizações. É lá, portanto, que começa a história de todos nós.

Assim, a partir de cinco curiosidades separadas pelo Aventuras na História, conheça um pouco mais sobre alguns dos principais grupos que habitaram a África subsaariana.


1. Diversos reinos

Havia no continente africano uma série de reinos e impérios, cada qual com sua cultura, língua e crenças.

Na região da África Oriental temos como principal exemplo o Império de Gana, que durou entre os séculos 8 e 11 e tinha como principal atividade econômica o comércio de ouro. Existiu também o Império do Mali, que perdurou ainda por mais tempo, do 13 ao 18, e comercializava, além do ouro, sal, couro, bem como uma série de especiarias.

O imperador Mansa Musa em um atlas catalão de 1375 - Crédito: Domínio Público

Na região sul do continente, o Reino do Congo tinha uma enorme extensão territorial. Esse reino ia desde a atual Angola e compreendia também o território do Congo e do Gabão, mas caiu quando se tornou vassalo de Portugal.

Além disso, havia ainda o Sultanato de Kilwa, localizado na região costeira do sudoeste africano, a qual era habitada por bantos que foram conquistados por muçulmanos. Também havia os zulu, que eram divididos em diferentes territórios, sendo eles a África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue e Moçambique.


2. Um império que resistiu

Na África Ocidental, temos como maior exemplo de Estado o influente Império da Etiópia, ou Abissínia, que conseguiu sobreviver até mesmo à colonização europeia.

Mesmo com as inúmeras tentativas dos europeus de dominarem a região, o império permaneceu de pé entre de 1270 a 1975, quando um golpe de Estado pôs fim à monarquia.

O imperador da Etiópia Menelik II e sua corte no final do século 19 - Crédito: Wikimedia Commons

3. Como eram organizados

Em geral, os reinos e impérios se organizavam a partir de um conselho de anciões e de um sistema de administração para controlar os locais que faziam parte de seu domínio.

Como havia muitas guerras entre tribos, muitas vezes os rivais que eram vencidos acabavam sendo capturados e ecravizados. No entanto, esses homens tinham direitos sociais e não sofriam agressões como as que ocorriam no Brasil durante o período escravocrata.


4.  Regiões isoladas

Ainda segundo a Galileu, os povos subsaarianos costumavam viver em locais cercados pela natureza, com florestas, montanhas, lagos, e com uma rica fauna. No entanto, apesar de viveram isolados, eles foram capazes de desenvolver grandes civilizações avançadas, assim como eram os egípcios. 

Mosteiro etíope do reino de Axun, construído no século 6 - Crédito: Wikimedia Commons

O processo de fundição do ouro, por exemplo, que começou a ser utilizado na Europa na idade média, já era utilizado na África em 100 d.C.


5. Religião

Grande parte dos povos do continente africano era monoteísta, ou seja, acreditava em um único deus. Cada etnia dava à sua divindade um nome diferente. Os Ewe, por exemplo, o chamavam de Mawu, enquanto os Ashanti o chamavam de Onyankopoa e os Iorubá, de Olorum.

Além disso era muito comum praticar culto a forças da natureza que recebiam características de seres humanos, os chamados orixás. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Imperador, de Ryszard Kapuscinski - https://amzn.to/2qWEF1w

As Revoluções Africanas: Angola, Moçambique e Etiópia - https://amzn.to/2pnB50f

Emperor Haile Salassie, de Al-Iman Ohaba - https://amzn.to/2PDxZ2A

Uma Antiga Civilização Africana: História da Africa Central Ocidental, de Selma Pantoja (2011) - https://amzn.to/3acapC8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W