Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Famosos internacionais

De Robin Williams a Chris Rock: Os famosos internacionais que já alfinetaram o Brasil

O Brasil já foi alvo de celebridades de Hollywood em declarações infelizes e cheias de estereótipos

Redação Publicado em 24/07/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os atores Robin Williams e Chris Rock - Getty Images
Os atores Robin Williams e Chris Rock - Getty Images

Na última semana, a equipe do Aventuras na História relembrou o episódio em que Sylvester Stallone ficou com uma imagem tão ruim do Brasil depois de gravar “Os Mercenários” no país em 2009 que fez declarações que deixaram os brasileiros furiosos.

As falas infelizes aconteceram em uma mesa da Comic-Con, a famosa feira de cultura pop que estava ocorrendo no San Diego Convention Center, na Califórnia, nos Estados Unidos, em julho de 2010.

No painel, os presentes — incluindo Stallone — falavam sobre a “brutalidade” dos filmes de ação. Aproveitando para abordar “Os Mercenários”, o ator revelou como gravar o filme no Rio de Janeiro permitiu que ele tivesse “liberdade” para usar mais violência, armas e destruições.

Divulgação de "Os Mercenários" / Crédito: Divulgação/Lionsgate Films

“Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’”, disse Stallone.

Os comentários renderam inúmeras críticas ao artista, que teve que vir à público se desculpar pelo ocorrido. "Eu sinceramente peço desculpas ao povo brasileiro. Todas as minhas experiências no Brasil foram fantásticas e eu recomendei para todos meus amigos que filmassem lá", afirmou na nota divulgada por sua assessoria na época.

"Ontem, eu tentei fazer um tipo humor e fui muito infeliz. Tudo que eu tenho pelo grande país que é o Brasil é muito respeito. Novamente, peço desculpas", acrescentou.

Não foi só ele

No entanto, Stallone não foi a única celebridade internacional a falar mal do Brasil, fazendo declarações infelizes. Nos últimos anos, muitos famosos associaram o país especialmente à prostituição e drogas, além da sexualização das mulheres de maneira geral.

Uma dessas falas preconceituosas veio da atriz e humorista americana Wanda Sykes em 2009 durante uma entrevista ao programa do comediante Jay Leno na da emissora NBC, em que ela abordou a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A atriz e humorista Wanda Sykes / Crédito: Getty Images

Segundo o UOL, a artista questionou jocosamente a “prostituição” havia sido incluída como modalidade esportiva pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmando ainda que a capital carioca poderia contar com uma prova para escolher a bunda mais bonita.

Ela não foi a única a fazer esse tipo de associação com o Brasil — Chris Rock também fez uma declaração parecida em 2014, enquanto a Copa do Mundo era realizada no Brasil.

Durante uma participação no programa de Jimmy Fallon naquele ano, o ator e comediante afirmou que o país latino-americano só era “conhecido pelas bundas”. "Eu não me importo com a Copa. O Brasil é conhecido pelas bundas", disse.

Também falando sobre os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Robin Williams chegou a fazer um comentário depreciativo sobre a escolha da sede que deixou os brasileiros decepcionados com o ator.

'Strippers e meio quilo de cocaína'

Ainda em 2009, Williams afirmou no programa de David Letterman: "Chicago mandou Oprah e Michelle [Obama, primeira-dama dos EUA na época], e o Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de cocaína. Não foi muito justo, sabe?".

O ator Jamie Foxx / Crédito: Getty Images

Outro ator que falou algo que não caiu bem entre os brasileiros foi o ator Jamie Foxx, que já associou o país a sites de conteúdo pornográfico ao afirmar que só conhecia o Brasil de sites que não podia dizer o nome, uma referência a páginas de conteúdo adulto.