Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

De sem-teto a milionário: 4 curiosidades sobre Chris Gardner, que inspirou 'À Procura da Felicidade'

O mundo conheceu a história de Gardner no ano de 2006, quando foi lançado o filme estrelado pelo ator Will Smith

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/04/2021, às 07h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chis ao lado do ator Will Smith - Getty Images
Chis ao lado do ator Will Smith - Getty Images

O americano Chris Gardner possui uma verdadeira história de superação. O homem que inspirou o filme À Procura da Felicidade passou por uma série de desafios ao longo de sua vida, enfrentando a violência, a pobreza e o abandono antes de conseguir dar a volta por cima e se tornar um multimilionário.

Nascido na cidade de Milwaukee, no Wisconsin, Gardner nunca conheceu o pai e viveu uma infância pobre ao lado de sua mãe e de um padrasto violento e alcoólatra. Mais tarde, com informações da BBC, passou tempos com uma família adotiva após sua mãe ter tentado matar o marido em um momento de desespero.

Logo após ter terminado a escola, Chris entrou para Marinha, onde permaneceu por quatro anos. Depois, já em 1974, decidiu morar em San Francisco, na Califórnia, e passou a atuar como vendedor de equipamentos médicos.

A história de Gardner impressionou a todos - Crédito: Getty Images 

1. Vivendo nas ruas

Era década de 1980 e Gardner, com seus 27 anos, se viu desempregado e abandonado por sua esposa. Assim, ele e seu filho, Chris Jr. ficaram sem ter onde morar e passaram um ano dormindo em abrigos de igrejas e nos banheiros públicos das estações de trem.

2. Surge uma esperança

Certa vez Chris avistou, no centro da cidade, um homem procurando uma vaga para estacionar sua Ferrari vermelha e perguntou ao desconhecido o que ele fazia para ter tanto dinheiro. O homem então respondeu que trabalhava como corretor da Bolsa de Valores na empresa Dean Witter Reynolds (DWR) e que seu dinheiro vinha das ações que vendia.

Aquela fala inspirou Gardner a querer entrar para o ramo de ações e a comprar uma Ferrari como aquela.

Jada Pinkett Smith (atriz), Gabriele Muccino (diretor), Will Smith e Gardner com Jaden Smith no colo - Crédito: Getty Images

O nome do dono do carro era Bob Bridges e foi ele quem conseguiu a entrevista de emprego que seria o primeiro passo para a mudança na vida de Chris.

Contudo, pouco antes da entrevista, Gardner acabou sendo preso pela falta de pagamento de multas de trânsito. Felizmente, ele conseguiu sair da prisão a tempo, mas não pôde trocar de roupas. Mesmo desarrumado, conseguiu impressionar e foi contratado como estagiário.

Entretanto, o baixo salário permitia apenas que seu filho frequentasse uma creche enquanto ele trabalhava. 

3. Conquistando sua fortuna

Terminado o estágio, no ano de 1981, Chris foi finalmente contratado. Logo em seguida, conseguiu um emprego em uma empresa muito conceituada, a Bear, Stearns & Company. Foi aí que ele começou a conquistar sua fortuna.

Alguns anos depois, em 1987, abriu sua própria empresa, a Gardner Rich, por meio da qual ficou rico. No ano de 2016 ele possuía um patrimônio avaliado em 60 milhões de dólares.

O americano Chris Gardner - Crédito: Getty Images

4. Mudanças

No ano de 2012, um triste acontecimento ocorreu na vida do milionário: sua esposa, que tinha câncer, falecera as 55 anos de idade. Isso fez com que ele refletisse sobre tudo o que ele já havia feito em sua vida, bem como as décadas atuando no mercado financeiro, e decidiu que era hora de mudar seu foco.

"Nas últimas conversas que tivemos, minha mulher me disse: 'Agora que vimos como a vida pode ser curta, o que você vai fazer no resto da sua'?", declarou ele à BBC. "Quando se tem uma conversa dessas, tudo muda. Costumo dizer que, se você não está fazendo algo pelo qual é apaixonado, você está comprometendo cada dia da sua vida."

Assim, Gardner começou a fazer o que realmente queria. Tornou-se escritor e passou a viajar o mundo dando palestras de motivação. Além disso, hoje ele atua no patrocínio de organizações que ajudam moradores de rua e que combatem a violência contra mulheres.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

À Procura da Felicidade, de Chris Gardner - https://amzn.to/3rZ4ojX

Permission to Dream, de Chris Gardner - https://amzn.to/3d4iBba

Start Where You Are: Life Lessons in Getting from Where You Are to Where You Want to Be, de Chris Gardner - https://amzn.to/3dIPysE

From Homeless to Millionaire: Top Success Lessons from Chris Gardner, de J. D. Rockefeller - https://amzn.to/3t3AzA5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W