Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Derek Amato: o homem que bateu a cabeça e desenvolveu um grande talento musical

O que poderia ter sido um evento trágico, na verdade, tornou-se uma virada na vida do americano

Penélope Coelho Publicado em 30/07/2020, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Derek Amato em 2016 - Wikimedia Commons
Derek Amato em 2016 - Wikimedia Commons

O dia 27 de outubro de 2006 foi decisivo para uma mudança brusca na vida Derek Amato — que, até então, era considerado um homem comum. Nesse dia, Derek sofreu aquilo que poderia ter sido um terrível acidente. Mas, na realidade o evento foi transformador.

Tudo aconteceu quando o morador de Denver, no Colorado, Estados Unidos, participava de uma festa e decidiu pular em uma piscina. O homem achou que iria conseguir mergulhar normalmente, contudo, os momentos seguintes foram de pânico total.

Aos 39 anos de idade, o norte-americano sofreu um grave acidente quando bateu a cabeça com força no fundo de uma piscina rasa, o que resultou em uma concussão e custou em 35% de sua audição.

Contudo, o evento que poderia ter sido fatal, se tornou categórico para uma nova habilidade que Derek desenvolveu: a de músico. Apesar de saber tocar violão antes do incidente, a música não era a nem de longe o maior talento de Amato.

Derek Amato em performance no ano de 2015 / Crédito: Divulgação / Youtube / Invisible Disabilities Association

Um distúrbio raro

Após o fatídico dia, Derek passou a apresentar alguns sintomas incomuns de uma rara patologia conhecida como a Síndrome de Savant. A sinestesia ficou conhecida como a síndrome da genialidade e foi detectada em pouquíssimas pessoas ao redor do mundo.

O diagnóstico consiste em uma incrível habilidade de memorização com a soma de um desenvolvimento de talentos notáveis na área musical, artística e na matemática, além de uma facilidade maior para conseguir se tornar fluente em diversas línguas.

No caso de Derek, a síndrome desabrochou um talento musical. O homem explicou para uma emissora de televisão de Denver, que sem ao menos ter feito uma aula de piano na vida, ele consegue manusear o instrumento maravilhosamente bem.

O pianista explicou que quando ele se senta na frente do instrumento, quadrados brancos e pretos surgem em sua mente e seus dedos simplesmente fazem todo o trabalho por ele. “O meu cérebro compõe música 24 horas por dia. Minhas mãos tocam o que esses quadrados pretos e brancos ditam”, afirmou o homem em entrevista para o jornal Extra.

Uma nova carreira

Derek Amato durante palestra em 2017 / Crédito: Divulgação / Youtube / TEDx Talks

Por ser cristão, Amato entendeu esse novo talento como um dom divino e um presente de Deus, por isso, decidiu se dedicar em uma nova carreira. Mesmo sem nenhuma formação musical e sem saber ler partituras, o homem passou a se empenhar inteiramente à sua mais nova habilidade.

O homem conta que apesar de amar instrumentos, melodia e a arte musical no geral, ele nunca pensou que essa viria a ser sua profissão. Quando criança, o homem pensava em ser jogador de beisebol e até mesmo cirurgião, mas, a música não passava em sua cabeça como uma possibilidade real.

Entretanto, sua destreza e maestria são inegáveis, com isso, ele decidiu aproveitar seu novo talento e iniciou uma série de shows pelos Estados Unidos, nos palcos, o homem toca piano, guitarra, baixo e percussão. Além de participar de alguns programas de televisão nos Estados Unidos.

Derek também passou a dar palestras contando sua história e em 2013 decidiu relatar sua trajetória nas páginas de um livro intitulado My Beautiful Disaster — meu lindo desastre na tradução literal para o português.

No ano de 2018, em entrevista para o jornal Extra, Amato demonstrou interesse em vir para o Brasil para realizar shows no país tropical, entretanto, o homem ainda não conseguiu concretizar esse plano.


++Saiba mais sobre música por meio de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

My Beautiful Disaster, de Derek Amato  (2013) - https://amzn.to/311hdPg

O livro da música clássica, de Vários Autores (2019) -https://amzn.to/3hQRHCT

Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland (2017) - https://amzn.to/2PbTZ3q

Falando de música, de Leandro Oliveira (2020) -https://amzn.to/3k2z9Sn

Uma história da música popular brasileira: das Origens à Modernidade, de Jairo Severiano (2013) - https://amzn.to/34wM1sj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W