Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Belchior

Dívidas e problemas com autoridades: O misterioso sumiço do cantor Belchior

Conhecido por grandes sucessos na MPB, Belchior foi chegou a ser procurado por autoridades sul-americanas em seus anos finais

Wallacy Ferrari Publicado em 20/08/2022, às 09h00 - Atualizado em 15/10/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Belchior durante entrevista - Divulgação / Vídeo / YouTube
Belchior durante entrevista - Divulgação / Vídeo / YouTube

Durante a segunda metade do século 20, o Brasil não apenas conheceu a força do músico e compositor Belchior, como também aprendeu a admirá-lo pela criação de grandes sucessos nas rádios, como "À Palo Seco" e "Medo de Avião". Com isso, o artista cearense se tornou uma das maiores referências da música popular brasileira.

Contudo, na virada do século seguinte, o declínio de seu sucesso comercial - somado a mudança de vida do artista - resultou em seu desaparecimento.

De acordo com reportagem do 'Fantástico', da TV Globo, os problemas do cantor iniciaram, ainda em âmbito familiar, no ano de 2007, quando abandonou compromissos relacionados a carreira, deixando para trás familiares e até mesmo o produtor, sem nenhuma forma de contato.

Após reportagem, o caso tornou-se conhecido nacionalmente, beirando o lúdico; as poucas pistas encontradas sobre seu paradeiro, na época, foram dois carros, abandonados em estacionamentos em São Paulo, sendo um deles próximo ao Aeroporto de Congonhas, que já acumulava dívidas por ocupar a vaga.

A revista Época adicionou mais informações relacionadas ao desaparecimento; junto dele estaria Edna Assunção, produtora cultural a qual Belchior teria encerrado um casamento de 35 anos para iniciar um namoro. Com ela também teria saído do país, tomando um destino desconhecido pelos mais próximos.

Sumiço controverso

Apesar do sumiço, entre os anos de 2008 e 2017, diversas imagens do músico em diferentes pontos da América do Sul foram feitas por fãs. Em uma rara entrevista à TV Globo, em 2009, ele foi localizado no pequeno município de San Gregorio de Polanco, no Uruguai, agradecendo a repercussão: "Eu me sinto imensamente feliz por me ver tão amado e requisitado".

Em paralelo a isso, começavam a surgir os primeiros problemas legais do sumiço; não apenas acumulava dívidas de estacionamento, mas começou a ser procurado da polícia uruguaia em 2012 após abandonar a estadia em um hotel com uma dívida de US$ 15 mil, onde esteve hospedado por seis meses, como informou o portal G1.

No ano seguinte, passou a ser alvo de mandados de prisão pelo Brasil, devido ao não pagamento de pensões alimentícias para uma filha e à ex-mulher. Dessa forma, passou a ser ainda menos visto, com relatos de que residia em Porto Alegre, mas não mantinha um endereço fixo, chegando a habitar uma instituição de caridade e até dormir em casa de fãs.

Antes de falecer, em 2017, sofreu com contas bloqueadas devido a um processo trabalhista movido por um ex-funcionário, totalizando uma dívida de R$ 1 milhão. Seu paradeiro final foi no município gaúcho de Santa Cruz do Sul, quando faleceu por causas naturais aos 70 anos. O corpo, no entanto, retornou a cidade-natal para o sepultamento.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.