Matérias Desastre

Desastre de Bhopal matou quatro vezes mais do que Chernobyl

Um vazamento de gás industrial na Índia lançou 30 toneladas de veneno no ar, na direção de uma favela

sexta 30 novembro, 2018
Duas crianças indianas olhando para o desastre
Duas crianças indianas olhando para o desastre Foto: Giles Clarke/Getty Images

As válvulas de segurança existem para impedir que tanques com produtos químicos explodam com a pressão. Pois elas falharam na fábrica de pesticidas Union Carbide.

Na madrugada de 2 para 3 de dezembro de 1984, uma falha de manutenção fez com que um tanque com isocianato de metila começasse a ser enchido de água. Isso causou uma reação química descontrolada, que elevou a temperatura interna a 200°C. O tanque começou a acumular pressão e a válvula de segurança fez seu trabalho, abrindo-se automaticamente. E assim liberou 30 toneladas de veneno no ar.

Notícias Relacionadas

Entre os sobreviventes, muitos ficaram cegos ou sofrem de retardo mental.Getty Images/Sandro Tucci

O isocianato de metila é altamente tóxico. Destroi olhos, pele e as vias respiratórias. A nuvem de destruição foi levada pelo vento para uma favela próxima, onde a maioria das pessoas estava dormindo. Quem foi acordado tratou de correr, o que só piorou a situação: essas pessoas inalaram mais veneno do que quem ficou parado em casa.

As crianças eram particularmente suscetíveis, porque os gases eram mais pesados que o ar, e por isso permaneciam próximos ao chão.

As crianças foram as maiores vítimas do gás tóxicoRaghu Rai, Times da Índia

No dia seguinte, os corpos das vítimas cobriram as ruas. Em Bhopal, apenas um dia, 25 mil pereceram, segundo as estimativas mais altas. Isso é quatro vezes mais que o total de vítimas Chernobyl. O governo indiano reconheceu e ressarciu uma quantidade bem menor de pessoas: 5.295 vítimas.

Fabio Marton


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais