Matérias » Personagem

Onde foi parar o corpo fuzilado de Osama Bin Laden?

Morto em 2011, o grande inimigo dos Estados Unidos teve um final controverso

Joseane Pereira Publicado em 11/01/2020, às 06h00

Retrato de Osama Bin Laden
Retrato de Osama Bin Laden - Getty Images

Entre as muitas dúvidas sobre a trajetória de Osama Bin Laden, está o destino dado ao seu corpo após a morte por fuzilamento no Paquistão, em 2 de maio de 2011. Segundo os oficiais norte-americanos, o corpo de Bin Laden foi tratado com respeito e de acordo com a tradição islâmica, sendo enterrado no mar poucas horas depois de sua morte.

Fuzilado a tiros durante uma operação no Paquistão denominada Netuno Spear, Bin Laden foi levado ao Afeganistão para exames de DNA e testes de reconhecimento facial — uma fotografia de seu corpo foi enviada à sede da CIA em Virgínia, chegando a uma taxa de semelhança de 95%.

Bin Laden no canal Al-Jazeera / Crédito: Getty Images

 

Após isso, o corpo de 1,93 metros de altura foi levado para o convés do porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson. Enrolado em um lençol branco, ele teria sido colocado em uma prancha e jogado em direção ao mar da Arábia. Segundo um agente de defesa dos Estados Unidos, "(...) um oficial militar leu observações religiosas preparadas, que foram traduzidas para o árabe por um falante nativo".

Por que no mar?

Muçulmanos questionaram o enterro no mar, afirmando que ele só seria apropriado no caso de alguém que faleceu em viagem marítima. Mohammed Qudah, professor de direito islâmico da Universidade da Jordânia, argumentou à agência de notícias Associated Press que o enterro de Bin Laden no mar faria sentido caso não houvesse ninguém para receber o corpo e enterrá-lo segundo a tradição.

"Não é verdade nem correto afirmar que não havia ninguém no mundo muçulmano pronto para receber o corpo de Bin Laden", afirmou Qudah. Duas razões para o enterro foram dadas pelos norte-americanos: não havia tempo para negociar com outras nações, e eles não queriam que seu local de descanso virasse um santuário.

"As autoridades americanas me dizem que a última coisa que eles querem é que seu local de enterro se torne um santuário terrorista. Para evitar isso, uma fonte informada me diz, a intenção é enterrar seu corpo no mar - não deixando local definitivo para o descanso final de seu corpo", registrou Jonathan Karl, da ABC, na época.


+Saiba mais sobre Osama Bin Laden através das obras abaixo:

1. Bin Laden, Os - Uma Familia Arabe No Seculo Norte-Americano, de Steve Coll (2009) - https://amzn.to/2ZW6950

2. Procurado: Do 11 de setembro ao ataque a Abbottabad, os dez anos de caça a Osama Bin Laden, de Peter L. Bergen (2012) - https://amzn.to/39X3g8G

3. Bin Laden não morreu!, de Anderson Fabiano - https://amzn.to/2T3mrYe

4. Sob a sombra do terror, de Jean Sasson e Omar Bin Laden (2010) - https://amzn.to/37HiWuH

5. Plano de ataque: A história dos vôos de 11 de setembro, de Ivan Sant'Anna (2014) - https://amzn.to/39NMGba

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.