Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Desventuras na História apresenta: Maria Antonieta, da realeza à guilhotina

Nos 228 anos da morte Antonieta, o site Aventuras na História e o professor Vítor Soares relembram a saga da rainha

Redação Publicado em 16/10/2021, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Maria Antonieta, rainha da França - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Pintura de Maria Antonieta, rainha da França - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Com a tomada da Bastilha e início da Revolução Francesa, uma grande multidão marchou a Versalhes, pequeno vilarejo localizado próximo a Paris, para confrontar Luís XVI e Maria Antonieta.

Não os encontraram: o rei saíra para caçar e a rainha se encontrava em outro palácio. Ao saber da marcha, a família real alertou Antonieta.

A multidão chegou à meia-noite, encharcada pela chuva no palácio que se tornou simbolo da realeza. Às 6 da manhã, após forçar a abertura do portão, eles atravessaram o pátio real e entraram nos apartamentos da rainha.

Alguns membros pediram sua morte. Maria Antonieta fugiu para os aposentos de seu filho e a multidão, em sua maioria mulheres, reuniu-se no pátio exigindo que a realeza se mostrasse.

Maria Antonieta, rainha da França //Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Em cortejo levado pela multidão, a família real marchou para Paris, passando a viver em prisão domiciliar. Luís XVI e Maria Antonieta foram condenados à morte. A monarca foi guilhotinada em 16 de outubro de 1793.

O aniversário de 228 anos da data é marcado pela estreia do novo projeto do site Aventuras na História. O podcast 'Desventuras na História' retrará a vida de nomes de diferentes períodos que marcaram o mundo.

Com narração de Vítor Soares, professor de História e idealizador do podcast História em Meia Hora, que transmite o conteúdo de forma mais íntima, como se estivesse conversando. O primeiro episódio do projeto relembra a saga da rainha que foi da realeza à guilhotina. 

Com tom descontraído, o podcast narrado por Soares segue a nova maneira de levar a História para o público. 

“Para mim esse projeto é ótimo”, explica o professor. “Minha expectativa principal é fazer com que as pessoas entendam que a história não precisa ser maçante, pode ser bem descontraída. E acredito que o site da Aventuras na História já tem essa pegada.”

Abaixo, você descobrirá não só a vida publica, mas também a intimidade de Maria Antonieta.