Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Europa

Detector de metais encontra 99 moedas anglo-saxãs preservadas na Inglaterra

Remontando a mil anos atrás, achado vale cerca de 50 mil libras

Joseane Pereira Publicado em 23/09/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Um detector de metais de Suffolk, Inglaterra, encontrou um tesouro de moedas de prata estimado em 50 mil libras, ou cerca de 260 mil reais. O achado remonta ao reinado de Etelredo II da Inglaterra, monarca anglo-saxão que governou de 978 a 1016  d.C.

As moedas foram encontradas pelo detetive amador Don Crawley, no terreno de uma antiga igreja. “Foi a minha primeira visita às terras de Suffolk”, afirmou Crawley. “Depois de subir uma inclinação no campo, meu detector emitiu um sinal forte e, em pouco tempo, recuperei mais de 93 moedas. Fiquei bastante chocado, para dizer o mínimo”.

Uma das moedas encontradas / Crédito: Reprodução

Especialistas do Museu Britânico examinaram as moedas, confirmando sua autenticidade. Com a permissão do museu para vendê-las, Crawley pretende dar parte do dinheiro ao proprietário do território onde elas foram encontradas.

“Foi a minha primeira vez no local em particular, e estarei dividindo qualquer dinheiro com o proprietário da terra. Vamos ver o que resta depois disso, mas no momento não tenho planos com o dinheiro”, afirmou Crawley.