Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Detido na fronteira: Quando material nazista resultou na prisão de David Bowie

O Camaleão do Rock deu vida a um controverso personagem na década de 1970

Wallacy Ferrari Publicado em 28/07/2021, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie em evento em 2002 - Getty Images
David Bowie em evento em 2002 - Getty Images

No auge de sua extravagância pública, David Bowiejá nutria o hábito de encarnar personagens quiméricos nos palcos pelo mundo, sendo apelidado como "Camaleão do Rock"; no início da carreira, personificou o personagem andrógino 'Ziggy Stardust', uma figura glam que referenciava o espaço sideral.

Pouco depois, se torna 'Aladdin Sane' no álbum homônimo, eternizando a marca de um raio vermelho e azul no rosto. Porém, na busca pelo choque e renovação em sua obra, a segunda metade dos anos 1970 foi marcada por outro personagem do astro, como relata a Rolling Stone Brasil.

Promovido durante o álbum 'Station to Station', de 1976, o astro personificava 'The Thin White Duke' (‘O Duque Magro e Branco’, em tradução livre), figura descrita pela Polyphonic como o personagem mais obscuro do astro — não apenas por sua construção confrontadora, mas pela fase em que Bowie percorria em sua vida pessoal.

Bowie em apresentação como 'The Thin White Duke' em 1976 / Crédito: Wikimedia Commons / Jean-Luc

The Thin White Duke

Ao contrário das roupas coladas e com glitter, David agora vestia roupas formais, com camisas e calças de alfaiataria na risca para personificar um homem de extrema-direita, restringindo as vestimentas apenas nas cores brancas e pretas. Porém, ao contrário dos personagens intergalácticos e claramente ficcionais anteriormente usados pelo artista, esse deixou um rastro curioso.

Chegando a chamar Adolf Hitler de estrela do rock em entrevista à revista Playboy na época, e demonstrando arrependimento em seguida, o astro passou a ser confundido com a figura conservadora, tendo seu auge na noite de 27 de abril de 1976, ao tentar atravessar a fronteira da Rússia e a Polônia com livros e itens de referência ao nazismo em sua bagagem.

Na ocasião, o músico teve de sair do personagem e argumentar com os agentes policiais, argumentando que usaria o material como referência para a produção de um filme dobre Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda nazista e companheiro pessoal de Hitler. Mesmo assim, a tentativa não colou, com o cantor sendo conduzido a prisão.

Período difícil

Apesar de reverberar negativamente a imagem do astro internacional, a duração do personagem foi uma das mais longas, sendo encerrado no início dos anos 1980 e chegando a ser eternizado no filme 'Eu, Christiane F. - 13 Anos, Drogada e Prostituída', onde o "The Thin White Duke" faz uma breve aparição.

Mesmo assim, Bowie atribuiu o período — regado ao uso intenso de drogas — ao desconhecimento do significado real do nazismo, sendo bestificado com as falácias de Goebbels na publicidade política, como revelou em 1993 ao NME.

“Meu interesse pelos nazistas era o fato deles supostamente terem vindo para a Inglaterra para encontrar o Santo Graal antes da Guerra. A ideia de colocar judeus em campos de concentração e a opressão de diferentes raças escapou da minha natureza ferrada naquele momento”.

+Saiba mais sobre David Bowie em obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bowie, de Wendy Leigh (2016) - https://amzn.to/2NDAKiC

David Bowie: A Life (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/2Rv0wqm

David Bowie. História, Discografia, Fotos e Documentos, de Mike Evans (2016) - https://amzn.to/2R7jLYp

The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars - Gravação original, Importado - https://amzn.to/38l7Mwa

David Bowie (DVD) - https://amzn.to/2v0G7SH

David Bowie: The Oral History (Edição Inglês), de Dylan Jones (2017) - https://amzn.to/38dQkcP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W