Matérias » Planeta Terra

Dia Internacional da Terra: entenda como surgiu e porque devemos refletir sobre o futuro do planeta

Um vazamento de óleo nos EUA, em 1969, resultou em uma campanha mundial

Thiago Lincolins Publicado em 22/04/2019, às 10h22

None
Getty Images

Em 1969, após o grande vazamento de óleo em Santa Bárbara, na Califórnia, o senador Gaylord Anton Nelson propôs a realização de um ato que pudesse alertar a população sobre os problemas que amaçam o meio ambiente. Instigado, ele conseguiu formar uma equipe com 85 pessoas.

Em abril de 1970, o time reuniu 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Com protestos em universidades e pessoas se aglomerando em espaços públicos para debater sobre problemas que ameaçam o planeta, a campanha de conscientização se tornou viral.

De acordo com o site oficial do Dia Internacional da Terra: "Grupos que vinham lutando contra vazamentos de petróleo, fábricas e usinas de energia, esgoto, lixões tóxicos, pesticidas, estradas, a extinção da vida selvagem de repente perceberam que compartilhavam valores comuns.".

Gaylord / Reprodução

Em entrevista ao EPA Jornal, Nelson afirmou que "foi nesse dia que os americanos deixaram claro que entendiam e estavam profundamente preocupados com a deterioração do meio ambiente e com a dissipação irracional de nossos recursos."

Em 1995, o então presidente Bill Clinton presenteou Gaylord com a Medalha Presidencial da Liberdade. Ele foi nomeado fundador oficial do Dia da Terra.

Comemoração

O número de pessoas que participam do Dia da Terra cresceu ao longo dos anos. Em 1990, quando foi celebrado mundialmente, 200 milhões de pessoas de 141 países participaram do ato. Em 2010, por exemplo, 225 mil pessoas se reuniram no National Mall para participar de uma manifestação sobre mudanças climáticas.

Todos os anos, grandes corporações e ativistas ao redor do mundo criam projetos e campanhas que visam a proteção do planeta terra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ecoATM, 30% das pessoas entrevistadas plantam uma árvore para celebrar a data e 23% limpam parques locais. Entretanto, iniciativas como essa ainda não são adotadas ao redor do mundo.

Cheque especial

Um levantamento realizado pela Global Footprint Network revelou que a humanidade entrou no “cheque especial” em relação ao planeta terra. A pesquisa indica, por exemplo, que os seres humanos estão utilizando mais recursos naturais que a terra consegue repor. O desperdício também é um fator agravante.

- Por ano, produzimos 1,3 bilhão de toneladas de lixo no mundo.

- 54% do lixo produzido é destinado aos aterros sanitários. Apenas 24% é reciclado.

- 2,6 bilhões de toneladas de alimentos são consumidas por ano no mundo. Cerca de 1,3 bilhão de toneladas é perdida ou desperdiçada.

- 40% dos animais que habitam o planeta desapareceram desde 1970, ano em que o Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez. 

Diante deste cenário alarmante, a data é importante para que as pessoas reflitam sobre os problemas que ameaçam a natureza e executem ações que, embora pequenas, já são o suficiente para fazer um bem imenso no futuro.