Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Astronomia

Direto de Marte: Conheça a rocha verde encontrada no Planeta Vermelho

A descoberta recente feita pelo robô da NASA impressionou internautas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/04/2021, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da pedra encontrada pelo robô da agência espacial norte-americana - Divulgação / NASA
Fotografia da pedra encontrada pelo robô da agência espacial norte-americana - Divulgação / NASA

Desde o pouso do rover Perseverance em Marte, que ocorreu em 18 de fevereiro, o robô da NASA já fez inúmeras observações instigantes a respeito da superfície marciana.

Um dos achados mais interessantes dessa exploração constante foi uma pedra de coloração verde, cujo material ainda não foi determinado. O caso foi divulgado pelo Live Science

A rocha, que tem quinze centímetros de comprimento e formato esburacado, teve sua existência divulgada na conta oficial do Twitter da agência espacial no último 31 de março, despertando a curiosidade de internautas. 

Por enquanto, a origem da pedra verde é um mistério: ela pode tanto ter se fragmentado do próprio relevo marciano, quanto se tratar de um meteorito que se chocou com o planeta, por exemplo. 

Imagem mostrando Marte / Créditos: Divulgação 

Segundo detalhado pelo Live Science, em 2014 outro rover da NASA, chamado Curiosity, encontrou um meteoro em Marte, então caso a última possibilidade se confirme, não seria a primeira vez que os cientistas fazem uma descoberta do gênero. 

Outra hipótese interessante é que o material tenha vindo de outra parte da superfície marciana, de forma que para chegar até ali poderia ter sido arrastado pelas correntes dos oceanos e rios que cobriram o Planeta Vermelho no passado. 

Um dos motivos pelo qual essa possibilidade pode ser levantada é porque a pedra foi encontrada especificamente na chamada cratera de Jezero, onde os cientistas já confirmaram que um dia existiu um lago fundo em que um rio desaguava.  

Pesquisas futuras 

Como parte de seu procedimento de investigação, o rover usou um equipamento chamado SuperCam, que é acoplado à “cabeça” da máquina, para assim entender a composição do achado.

Funciona assim: o rover dispara feixes de laser que pulverizam os locais onde tocam a rocha, gerando uma nuvem de poeira que o robô tem a capacidade de analisar. 

Imagem mostrando como é o Perserverance / Crédito: Divulgação/ NASA  

No tweet em que a NASA anunciou sua nova descoberta, é possível inclusive ler a frase “Se você observar [a pedra esverdeada] de perto, dá para observar uma fileira de marcas de laser, disparados para eu aprender mais”, que é escrita como se fosse o próprio Perseverance falando com o público. 

Os achados considerados mais interessantes pelo rover terão também suas amostras guardadas, para assim serem trazidas de volta para a Terra e analisadas novamente em laboratório. 

É possível até mesmo que a rocha de cor tradicionalmente atribuída a alienígenas entre nesse grupo seleto.

O certo é que os curiosos precisarão esperar bastante pelos resultados das pesquisas laboratoriais - isso pois o retorno de amostras tem sua data prevista apenas para o fim desta década, ainda de acordo com o Live Science. 

Uma questão importante de manter em mente a respeito do Perseverance é que o robô é um dos principais atores de uma missão que tem o objetivo específico de procurar por sinais de vida no Planeta Vermelho. 

Uma informação que demonstra bem a importância desse projeto recente da NASA, que aliás ganhou o nome de “Mars 2020” por ter tido seu início no ano passado, recebeu até o momento um investimento de 2,7 milhões de dólares. 


+ Saiba mais sobre missões espaciais por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Picturing Apollo 11: Rare Views and Undiscovered Moments (Edição Inglês), de J. L. Pickering e John Bisney (2019) - https://amzn.to/2UcNKiD

NASA Mission AS-506 Apollo 11 Owners' Workshop Manual: 50th Anniversary of 1st Moon Landing (Edição Inglês), de Christopher Riley e Philip Dolling (2019) - https://amzn.to/2AEMRbO

Moonshot: The Flight of Apollo 11 (Edição Inglês), de Brian Floca (2019) - https://amzn.to/2XA5LK0

Moonfire - the epic journey of apollo 11 (Edição Inglês), de Colum Mccann (2020) - https://amzn.to/3ePsCqA

Moonbound: Apollo 11 and the Dream of Spaceflight (Edição Inglês), de Jonathan Fetter-Vorm (2019) - https://amzn.to/2Ue8iHo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W