Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Reino Unido

Do aniversário recluso a reuniões virtuais: Elizabeth II encara a pandemia do coronavírus

Saiba detalhes de como a rainha britânica está encarando o período da quarentena

Victória Gearini Publicado em 24/07/2020, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth II, rainha britânica - Wikimedia Commons
Elizabeth II, rainha britânica - Wikimedia Commons

Com 68 anos de reinado, Elizabeth II, aos 94 anos, é a monarca britânica que está a mais tempo no trono. Com quase um século de vida, a rainha já presenciou diversos momentos históricos marcantes como a Segunda Guerra Mundial e a Corrida Espacial. Atualmente, a soberana enfrenta mais um desafio em sua longa trajetória: a pandemia do novo coronavírus

Quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, Elizabeth tinha apenas 13 anos de idade. Já nos estágios finais do conflito, a futura rainha, na época com 19 anos, decidiu atuar no serviço militar britânico, como motorista e mecânica.

Entretanto, hoje aos 94 anos, a rainha britânica enfrenta um inimigo invisível, ao lado do resto da humanidade. Fora do seu alcance de controle, Elizabeth II teve que readaptar alguns de seus costumes em detrimento da pandemia do novo coronavírus. 

Aniversário de 94 anos 

Considerados parte do grupo de risco, por conta da idade avançada, Elizabeth II e o príncipe Philip, de 99 anos, estão em isolamento social desde o dia 19 de março, no Castelo de Windsor, localizado ao oeste de Londres. 

Elizabeth II e o príncipe Philip / Crédito: Getty Images

No dia 21 de abril, a rainha completou 94 anos de idade, no entanto, em 68 anos de reinado, pela primeira o aniversário da monarca não pode ser celebrado com uma salva de tiros de canhão, evento que reúne anualmente milhares de pessoas pelas ruas britânicas.

Segundo as tradições da realeza, Elizabeth II tem o direito de comemorar seu aniversário uma segunda vez, no entanto, o festejo aberto ao público, que ocorreria em junho foi interrompido. Por causa da pandemia, a badalada Garden Party, que costuma reunir mais de 30 mil convidados nos jardins do Palácio de Buckingham foi cancelada.

Primeira vídeo chamada 

Embora não seja familiarizada com a tecnologia atual, Elizabeth II é considerada uma monarca pioneira, por ter enviado seu primeiro e-mail em março de 1976. Além disso, em 2014, a rainha fez a sua primeira publicação na rede social twitter. Já no dia 11 de junho deste ano, Elizabeth II foi convidada para participar da sua primeira vídeo chamada. 

Com ajuda de um secretário pessoal, a monarca realizou o compromisso virtual que foi amplamente divulgado pelo Palácio de Buckingham. Organizado pela sua filha, a princesa Ana — fundadora de uma associação que ampara pessoas que cuidam de familiares gravemente doentes — o evento oficial foi acompanhado por milhares de pessoas.

Aparição pública da rainha Elizabeth II antes da pandemia / Crédito: Getty Images

Ao longo do encontro virtual, a rainha disse que estava feliz em poder dividir sua experiência com outras pessoas, e a descreveu como "irreal" aos seus olhos. 

Lockdown

No dia 17 de julho deste ano, membros da família real se reuniram no Palácio de Buckingham para celebrar o casamento da princesa Beatrice com Edoardo Mozzi. No entanto, a rainha e o marido apareceram distantes dos noivos durante a celebração, respeitando o distanciamento social. 

De acordo com o porta-voz da realeza a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip deixarão o lockdown em agosto. Seguindo os protocolos de segurança estipulados pela OMS, o casal se mudará para o Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, na Escócia, uma tradição anual da monarquia britânica.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7