Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Do casamento com a prima a morte intrigante: a vida íntima de Darwin

A intimidade do autor da Origem das Espécies

Redação Publicado em 16/06/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O naturalista Charles Darwin - Getty Images
O naturalista Charles Darwin - Getty Images

Muito se fala a respeito da brilhante teoria da evolução das espécies formulada pelas observações do naturalista inglês Charles Darwin, mas não tanto se sabe a respeito da vida íntima dessa figura que moldou boa parte do meio de pensar da comunidade científica atual. Darwin foi uma figura ímpar também em sua intimidade.

Charles era uma pessoa extremamente pragmática, acostumada com a forma como a natureza funcionava gostava de analisar as coisas de maneira fria. Pelos seus 30 anos, decidiu que era a melhor hora para se casar e escolheu ninguém menos que Emma Wedgwood, sua prima de primeiro grau.

Casamento com a prima

Um ano mais velha que ele, pareceu a escolha mais sensata, uma vez que era a pessoa a quem tinha mais afeto — algo que não era tão incomum assim na Europa. Tanto que, na família de Emma, quatro dos irmãos dela haviam se casado com outros primos, e foi visto como um motivo de comemoração a união do casal.

A prima e esposa Emma Darwin / Crédito: Wikimedia Commons

Somente uma pessoa da família foi contra, o primo Francis Galton, que desenvolvia pesquisas sobre os perigos de relações intrafamiliares e incestuosas. Apesar da estranha união, o casal era bastante harmonioso, uma vez que Darwin — focado na ciência — não questionava a religiosidade de sua mulher.

O que encantou Emma a respeito de seu noivo, inclusive, era a transparência com que agia e a de suas ideias, “cada palavra expressa seus pensamentos reais”, dizia. Darwin, por sua vez, acreditava que a esposa conseguia tirar o melhor do que ele tinha como pessoa, e que existia felicidade além construir teorias.

Filhos

O casal chegou a ter 10 filhos ao longo da vida, de todos esses, três morreram ainda na infância.

O restante viveu com graves problemas de saúde, sendo que três acabaram por serem supostamente inférteis.

Emma Darwin com seu filho Leonard / Crédito:  Wikimedia Commons

Ao longo de sua vida, Charles sofreu com alguns ataques em seu miocárdio, seus problemas cardíacos traziam consigo desconfortos estomacais e náuseas. Conviveu com elas até o sofrido fim de sua vida, aos 73 anos, mas não existe consenso a respeito do que teria, de fato, causado sua morte.

Morte misteriosa

É mais comumente aceito entre historiadores e biógrafos do pai da evolução que Darwin teria morrido em sua residência na Inglaterra por conta de um ataque cardíaco fulminante, em 1882. De fato, a morte foi causada por um problema em seu coração, mas muitos acreditam que Charles possa ter sido vítima da doença de Chagas.

O naturalista teria adquirido a patologia por meio da picada do mosquito barbeiro enquanto estava na Argentina, em 1834 (quase 50 anos antes de sua morte). A doença não era conhecida naquele tempo, e os sintomas que apresentou ao final da vida são grandes indicativos de que teria a contraído.

Os sintomas podem começar a se manifestar até 20 anos depois de ter sido contraído, o que também condiz com o tempo passado desde suas viagens ao sul do trópico até o momento que começou a sofrer de complicações cardíacas, já mais velho. 

Independente da causa, a morte do naturalista foi extremamente sentida, tanto que Charles Darwin é uma das únicas cinco pessoas não pertencentes à realeza que foram enterradas na Abadia de Westminster, ao lado de Isaac Newton e John Herschel — astrônomo notório.


+Saiba mais sobre Charles Darwin por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A origem das espécies: A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida, de Charles Darwin (2014) - https://amzn.to/2HBIbUd

A expressão das emoções no homem e nos animais, de Charles Darwin (2009) - https://amzn.to/2HC1Ljl

A origem das espécies, de Charles Darwin (2018) - https://amzn.to/3bK3BMG

Viagem de um naturalista ao redor do mundo, de Charles Darwin (2008) - https://amzn.to/2HFbHby

The Voyage of the Beagle: Charles Darwin's Journal of Researches (Edição Inglês), de Charles Darwin (1989) - https://amzn.to/3bNNayV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W