Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Do estrelato ao extermínio: Há 130 anos, Touro Sentado era assassinado

O indígena, conhecido por lutar contra as invasões do homem branco às terras indígenas, entrou na mira do governo americano

Giovanna Gomes Publicado em 15/12/2020, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Touro e Buffalo - Library of the Congress of the United States
Touro e Buffalo - Library of the Congress of the United States

Touro Sentado ou Tatanka Iyotake era um chefe Sioux da tribo indígena Unkpapa dos Estados Unidos. Tornou-se uma figura famosa pela resistência contra as invasões do homem branco durante o século 19.

Mais tarde, fez sucesso interpretando ele mesmo em um espetáculo que percorreu o país ao lado de Buffalo Bill. Contudo, o dia 15 de dezembro marca um tétrico capítulo dessa trajetória: completam-se 125 anos de sua morte pelas mãos das autoridades americanas.

A luta 

Nascido em Grand River Valley, atual Dakota do Sul, Touro Sentado era reconhecido em sua tribo como um guerreiro muito capacitado e inteligente, mostrando desde cedo suas habilidades como líder.

Em 1864, lutou contra o exército dos EUA, então comandado pelo general Alfred Sully, na Montanha Killdeer. Desde então, passou a comandar a resistência Sioux contra a invasão dos brancos às terras indígenas e logo ganhou seguidores também entre os Cheyennes e Arapahos. Em 1867, tornou-se o principal chefe de toda a nação Sioux.

General Custer/ Crédito: Divulgação

No ano de 1876, liderou o ataque à 7ª Cavalaria Americana na famosa batalha de Little Big Horn, na qual morreu o general americano George Custer, o qual passou a ser considerado um grande herói americano, e mais 264 homens que o acompanhavam.

Ao longo de cinco anos, Touro Sentado foi caçado pelo exército, de modo que teve de fugir para o Canadá. Entregou-se no ano de 1881 para que a guerra fosse encerrada. 

O espetáculo 

No ano de 1885, ele foi convidado para participar do “Show do Oeste Selvagem”, de William F. Cody, conhecido como Buffallo Bill. Tratava-se de um espetáculo circense que viajava pelo país exibindo personagens do Oeste americano, por meio do qual, o líder fez uma pequena fortuna.

O líder indígena/ Crédito: Divulgação

O chefe, já passado dos 50, aceitou, e seu trabalho era muito simples: ser o legendário Touro Sentado, matador do General Custer no Oeste.

Deveria desfilar em seu cavalo para a plateia e nada mais. Fez uma pequena fortuna assim. Ele não participava das encenações nas quais, ao contrário da história real, o General Custer era salvo por ninguém menos que Buffalo Bill.

Touro Sentado não sabia ler e escrever, mas aprendeu assinar cartões com seu nome em inglês "Sitting Bull", de modo que recebia 25 centavos de dólar por cada um. 

No verão de 1885, após acompanhar o espetáculo em apenas uma temporada, voltou a viver na reserva de Standing Rock.

O movimento Dança dos Fantasmas surgiu no ano de 1889/ Crédito: Domínio Público

Em 1890 se envolveu com o movimento “Dança dos Fantasmas”, que se tornou popular entre os cheyenne, os sioux, além de outras tribos após um índio paiute chamado Wovoka, ter tido um transe e profetizado um futuro sem homens brancos, no qual os índios recuperariam suas terras e mortos voltariam à vida.

Como o movimento era visto como uma ameaça pelos Estados Unidos, o indígena foi novamente perseguido. Ele resistiu à prisão, e como era de se esperar acabou sendo atingido por um tiro na cabeça e morto com seu filho no dia 15 de dezembro daquele mesmo ano, quando tinha menos de 60 anos.


+ Saiba mais sobre povos nativos americanos com os livros abaixo

Histórias indígenas dos tempos antigos, Pedro Cesarino (2015) - https://amzn.to/35rR2Sv

Representações culturais da América indígena, Ana Raquel Portugal, Liliana Regalado de Hurtado (2015) (eBook) - https://amzn.to/2Ooxojc

História e Arqueologia da América Indígena, Cristiana Bertazoni (2016) - https://amzn.to/37otrnd

Breve História dos Incas, Patricia Temoche Cortez (2013) - https://amzn.to/2s0vyxt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W