Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Do luxo a falência: as extravagâncias de Henry Cyril Paget, o Marquês Dançante

Admirador da arte, o milionário foi apagado da História pela própria família ao perder toda fortuna

Victória Gearini Publicado em 07/06/2022, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do marquês Henry Cyril Paget - Wikimedia Commons
Retrato do marquês Henry Cyril Paget - Wikimedia Commons

Henry Cyril Paget, o quinto marquês de Anglesey, ficou conhecido pela sua extravagância e pelo seu carisma. Apaixonado pela arte, Paget investiu boa parte de sua fortuna na construção de um teatro luxuoso.

Em janeiro de 1898, Paget se casou com sua prima Lillian Chetwynd, no entanto, dois anos depois, a jovem pediu o divórcio, sob a alegação que o casamento supostamente não havia sido consumado. Em um primeiro momento o pedido foi aceito, mas a mando da Lady Anglesey, a anulação foi retirada. Portanto, Chetwynd e Paget passaram a viver afastados, embora legalmente fossem casados. 

A crise no casamento deu a Paget maior autonomia para dedicar-se às artes cênicas. Pouco tempo depois, o marquês transformou a capela de sua família em um teatro com mais de 150 lugares. Ele contratou uma companhia teatral e disponibilizou, ainda, ingressos gratuitos a toda população. 

Retrato de Henry Cyril Paget, o Marquês Dançante / Crédito: Wikimedia Commons

Apreciador dos palcos, durante os intervalos das apresentações, o jovem excêntrico apresentava uma brilhante performance, sendo posteriormente conhecido como o Marquês Dançante. Apaixonado por brilho e itens extravagantes, Paget encomendou, ainda, roupas feitas de diamantes, que custavam milhões de libras.

Falência e o leilão

Entre o verão e outono de 1904, Paget enfrentou o início dos processos de sua falência. Estima-se que na época as dívidas ultrapassam o valor de £ 560.000, o equivalente a £ 60 milhões em 2020.

Réplica de teatro de Paget / Crédito: Wikimedia Commons

A partir disso, durante 40 dias, os bens de Paget foram leiloados. Acredita-se que 900 lotes de ternos forrados de seda e casacos de pele foram vendidos. Para piorar a situação seus cães das raças poodle a collie também foram leiloados durante o evento. 

Últimos anos de vida 

Após falir completamente, o marquês mudou-se para a França se sustentando com um subsídio de 2.000 libras por ano. Pouco tempo depois, em 14 de março de 1905, Paget veio a falecer em decorrência de uma grave pneumonia. Nesta época o jovem de apenas 29 anos, morava em Monte Carlo. 

Segundo os relatos da imprensa, quando o corpo de Paget chegou no Reino Unido, não havia nenhum familiar presente no funeral. Por ser filho único, o título de marquês foi herdado, posteriormente, pelo seu primo Charles Henry Alexander Paget.

Henry Cyril Paget, o quinto marquês de Anglesey / Crédito: Wikimedia Commons

Ainda no mesmo ano, o teatro de Paget foi destruído e no lugar a capela da família foi refeita. Após sua morte, seus parentes destruíram cartas, diários e documentos do quinto marquês, o apagando da história. 

Sexualidade 

Embora não haja evidências concretas que comprovem que Paget tenha tido relações sexuais ou afetivas com outros homens, em 2017, o National Trust apresentou uma série de fotografias inéditas, a fim de, analisar a sua importância para a comunidade LGBTQI+.

Já a famosa e luxuosa tiara que Paget usava durante suas apresentações foi colocada à venda apenas 115 anos depois de sua trágica morte. Atualmente, esta relíquia é considerada um dos poucos registros de Paget, tornando-se um grande símbolo da história da arte. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil, de Paulo Sérgio do Carmo (2019) (eBook) - https://amzn.to/2Z3s0qD

O Livro do Amor, de Regina Navarro Lins (2012) - https://amzn.to/38QZj4D

Momentos Na História Da Sexualidade, de Jan Bremmer (2009) - https://amzn.to/2rKlEjT

História da sexualidade, de Michel Foucault (2014) - https://amzn.to/34Bkbd6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W