Matérias » Personagem

Do trágico acidente de avião ao talento nos palcos: a emocionante história de Kechi Okwuchi

Okwuchi sobreviveu à queda do voo 1145 da Sosoliso Airlines, envolvido num acidente que matou 107 pessoas

Giovanna de Matteo Publicado em 08/11/2020, às 09h00

a Jovem Kechi Okwuchi
a Jovem Kechi Okwuchi - Divulgação/NBC

A jovem Kechi Okwuchi ficou famosa depois de ter sobrevivido a um acidente aéreo e ter contado sua história no programa de TV 'America's Got Talent'. A menina nigeriana-americana nasceu em 29 de outubro de 1989, e hoje é reconhecida no mundo todo por sua voz exuberante e trajetória emocionante.

Okwuchi era uma das passageiras do voo 1145 da Sosoliso Airlines que passou por um acidente que custou a vida de 107 pessoas, sendo que 59 eram colegas de escola, que estavam fazendo um passeio no dia 10 de dezembro de 2005.

O acidente

Após uma queda brusca, o avião entrou em chamas e Kechi sofreu queimaduras de terceiro grau em 65% de seu corpo. Quando as autoridades chegaram ao local, levaram-na para o Hospital Milpark na capital da África do Sul, Joanesburgo.

Ao chegar na Instituição, os médicos afirmaram que ela só teria 30% de chance de sobreviver, no entanto, a menina lutou com suas últimas forças e foi se recuperando ao longo do tempo. Mais tarde, ela foi transferida, dessa vez em um hospital especializado para crianças, localizado em Galveston, Texas, nos Estados Unidos.

No Shriners Hospitals for Children, Okwuchi passou por mais de cem cirurgias para tentar reconstruir sua pele, que estava totalmente coberta de queimaduras gravíssimas. Além disso, ela também passou por uma operação de restauração do nariz, órgão afetado durante a tragédia aérea.

Grande trajetória

Após os tratamentos, a jovem conseguiu se recuperar. Em 2015, ela se formou na University of Saint Thomas, onde teve à honra de ser a oradora de sua turma na cerimônia. 

Ela dedicou-se à ser uma palestrante motivacional, e já participou de diversos eventos como o TedxEuston. Todavia, o que realmente a fez ficar conhecida foi a décima segunda temporada do America's Got Talent, em 2017.

Kechi foi uma das finalistas do reality show com uma voz impressionante. A plateia ficou impressionada com seu talento vocal e principalmente com o seu depoimento a respeito de sua trajetória, que emocionou a todos.

Em 2019, ela voltou ao mesmo programa, na versão America's Got Talent: The Champions. Dessa vez, o jurado Simon Cowell deu a chance de ela ir direto para a final, dando a ela a "campainha de ouro". No entanto, a jovem artista não conseguiu englobar o top 5. 

Okwuchi durante a audição /Crédito - Divulgação - NBC

 

Cowell também a questionou o que a levou a amar a música. Sua resposta também foi comovente: seu gosto por essa arte começou no período em que estava internada. Foi naquele momento difícil no hospital que ela se aliviava cantando, e impressionava médicos e enfermeiras.

Okwuchi também aproveitou seu momento na TV para agradecer a Deus, à sua família e aos amigos que nunca a abandonaram e estiveram ao seu lado, dando força e coragem para enfrentar o período de recuperação. 

Depois disso ela teve a oportunidade de se apresentar nos EUA, Coreia do Sul e Nigéria, além de outros eventos esportivos. Uma de suas conquistas grandiosas se deu quando foi escolhida para ser a manchete da 8ª edição anual das Mulheres de Worth Utah, em 2019.

Assista a audição de Kechi abaixo.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Almanaque do avião, de Ernesto Klotzel e Tomas Prieto (2013) - https://amzn.to/2xEIegN

Aviões das grandes guerras, de Tomas Prieto (2015) - https://amzn.to/34WYDJr

Eletrônica de Aeronaves: Introdução aos Sistemas Aviônicos, de Thomas K. Eismin (2016) - https://amzn.to/2XYXL5E

Espera passar o avião, de Flavio Cafieiro (2018) - https://amzn.to/2RWgmf2

Terror a bordo: 17 histórias turbulentas, de Vários autores (2020) - https://amzn.to/3530BYT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W