Matérias » Entretenimento

Dois hits, uma polêmica: Oscar 2019 zerou a rivalidade entre Madonna e Lady Gaga

As duas cantoras passaram anos como rivais por causa de uma música

Redação Publicado em 22/04/2021, às 16h45

Madonna e Lady Gaga
Madonna e Lady Gaga - Divulgação

Madonnae Lady Gaga são duas das maiores cantoras do pop americano, ambas muito reconhecidas e admiradas ao redor do mundo. No entanto, a relação entre as artistas já foi marcada por altos e baixos desde que Gaga lançou o polêmico single "Born This Way", no ano de 2011.

Em outra ocasião, no entanto, Madonna declarou ao programa Graham Norton Show, da emissora BBC, que há semelhanças entre ela e Lady Gaga.

"Quando eu a vi pela primeira vez, fiquei realmente impressionada com ela. Ela era legal", disse ao apresentador do talk show. "Ela me lembrou de mim mesma, quando comecei". Contudo, parece que o jogo virou em seguida.

A música foi considerada por muitos fãs como uma 'cópia' de um grande sucesso de Madonna, a música"Express Yourself", de 1989. E foi justamente esse o motivo que deu início ao histórico de rivalidade entre as divas do pop.

Dois hits, uma polêmica

"Eu pensei: 'esta é uma maneira maravilhosa de refazer minha música'", disse Madonna em entrevista concedida à revista Newsweek no ano de 2012, meses após o lançamento do single da cantora nova-iorquina. "Quer dizer, eu reconheci as mudanças de acordes. Eu pensei que era... interessante", finalizou.

E foi pensando nisso que Madonna optou por fazer um mashup de Express Yourself com Born This Way durante a MDNA Tour, em Israel. Mas não parou por aí, já que a veterna também optou por incluir um trecho de She's Not Me. 

 

Após o show, Gaga não se calou e comentou a polêmica apresentação durante um show feito em Auckland, Nova Zelândia, conforme repercutido pela NME em 2012.

"Algumas coisas são tão verdadeiras e reais que nada pode destruí-las. Então quero agradecer a vocês e mostrar o quanto vocês são poderosos... Não se pode invalidar o poder de Born This Way, porque trata-se de respeito e de ser quem você é. Eu vejo pessoas de todas as idades cantando essa música. Quero mostrar que a tempestade não pode destruir nada. Me sinto honrada de ser a sua popstar. Me sinto como uma vencedora. Não quero ser a porr* de sua rainha, quero ser sua amiga", disse a cantora.

Alguns anos mais tarde, em 2019, o músico britânicoElton John publicou sua autobiografia intitulada "Me", na qual entre diversos outros temas, comentou sobre a polêmica. “Eu acho que ‘Born This Way’ definitivamente era parecido com ‘Express Yourself’,” disse ele, que é grande amigo de Lady Gaga.

A cantora Lady Gaga - Crédito: Wikimedia Commons

 

“Mas eu não sei porque alguém seria tão descortês e nojento sobre isso, no lugar de ver como um elogio… Principalmente quando ela diz ser uma campeã para as mulheres", declarou. "Acho que é errado - um artista estabelecido não deveria chutar uma estrela jovem e no começo da carreira.”

O histórico tenso também foi abordado num documentário recente de Lady Gaga no qual a artista comenta sobre sua relação com a Rainha do Pop. Na produção da Netflix chamada "Gaga: Five Foot Two", a Mãe Monstro admite ter ficado muito chateada com as declarações de Madonna sobre seu trabalho.

Registro inesperado

Contudo, após anos de rivalidade, em 2019 um fotógrafo reuniu as duas cantoras em uma mesma fotografia logo após a cerimônia do Oscar, em uma festa realizada por Madonna. O autor da imagem, JR, registrou um momento considerado histórico pelos fãs das cantoras.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Madonna (@madonna)

 

A foto foi publicada no Instagram da Rainha do Pop com a seguinte legenda: "Não se meta com garotas italianas", uma referência às famílias das duas cantoras, que são de origem italiana.

Mas, ao que parece, as duas felizmente superaram o passado conturbado e hoje cultivam um relação amistosa.


+Saiba mais sobre Madonna e Lady Gaga por meio de grande obras disponíveis na Amazon:

Madonna 60 anos, de Lucy Brien (2018) - https://amzn.to/310glLz

A vida com minha irmã Madonna, de Christopher Ciccone (2008) - https://amzn.to/3dilvYh

Madonna NYC 83 (Edição Inglês), de Richard Corman (2013) - https://amzn.to/2GNReVa

Channel Kindness: Stories of Kindness and Community, de Lady Gaga (2020) - https://amzn.to/3guZ45D

Lady Gaga: Born to Be a Star, de Nicole Horning - https://amzn.to/32E5oj2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W