Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Imperial Brasileira

Dom Pedro Gastão, o neto da Princesa Isabel que dizia ser herdeiro do trono

Ao longo de sua vida, ele viveu obstáculos causados por momentos do passado

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 05/09/2021, às 09h18 - Atualizado em 05/06/2022, às 05h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro Gastão, neto da Princesa Isabel - Divulgação / Youtube / Daniel Jorge Filho
Dom Pedro Gastão, neto da Princesa Isabel - Divulgação / Youtube / Daniel Jorge Filho

Nascido em 19 de fevereiro de 1913, na França, Dom Pedro Gastão era filho deDom Pedro de Orleans e Bragançae Elizabeth Dobrezenicz. Tal fato poderia o tornar herdeiro direto da coroa, caso um dia a monarquia fosse restaurada no Brasil. 

Ao longo de sua vida, o neto da princesa Isabel, se declarou como o legítimo herdeiro ao trono. Contudo, devido aos documentos assinados pelo seu pai, o fato seria impossível de acontecer.

A trajetória 

Fruto da união de Dom Pedro de Orleans e Bragança e Elizabeth Dobrezenicz, Dom Pedro Gastão nasceu no dia 19 de fevereiro de 1913, na França, durante a vigência do banimento da família imperial brasileira.

 Dom Pedro Gastão ainda criança ao lado do avô, o Conde d'Eu / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

O garoto veio ao mundo no Castelo d'Eu, uma propriedade pertencente aos seus avós paternos: a última princesa imperial do Brasil, Isabel e o príncipe Gastão de Orléans, mais conhecido como o Conde d'Eu.

Após concluir seus estudos na Europa, o rapaz casou-se com a princesa espanhola Maria de la Esperanza de Bourbon, em 1944. Mais tarde, ele e sua família se estabeleceram na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, tornando-se uma das figuras da família imperial mais conhecidas do país.

Conhecido popularmente como o "Príncipe de Petrópolis", Dom Pedro Gastão morou no Palácio do Grão-Pará — projetado pelo arquiteto da Casa Imperial Theodoro Marx. 

A polêmica 

Ao longo de sua vida, o neto da princesa Isabel dizia ser herdeiro legítimo do trono, caso um dia a monarquia fosse restaurada. Contudo, por causa de documentos assinados pelo Dom Pedro de Orleans e Bragança, isso seria impossível. 

Dom Pedro de Orleans e Bragança, pai de Dom Pedro Gastão / Crédito: Museu Mariano Procópio / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Em 1908, o primogênito de Isabel e do Conde d'Eu, casou-se com Elizabeth Dobrezenicz, em Versalhes, na França. Como a jovem não possuía título de nobreza, o então herdeiro teve que escolher entre o casamento ou a coroa. 

Para Dom Pedro de Orleans e Bragança a escolha não foi tão difícil, já que a monarquia havia sido extinta no Brasil e a República havia sido instaurada. Portanto, o Príncipe do Grão Pará optou pela a amada. 

Em decorrência da decisão do primogênito, o seu irmão, Dom Luis de Orleans e Bragança, se tornou o novo sucessor à coroa brasileira. 

Contudo, Dom Pedro Gastão nunca aceitou tal circunstância. Ao longo de sua vida ele se auto declarava herdeiro legítimo do trono.

O neto da princesa Isabel veio a óbito em 27 de dezembro de 2007, aos 94 anos, sem nunca ter visto seu sonho da volta da monarquia ser realizado.


+Saiba mais sobre a família imperial por meio de obras disponíveis na Amazon:

Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2qWOGw7

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel. Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Retratos do Império e do Exílio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/35PKgWP

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W